Educamoc - O Portal da Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros
Publicado Quar, 27 de Março de 2019 às 11:49. Visualizações: 558. Imprimir
Oficina beneficia alunos da Escola Municipal Sônia Quadros

Em continuidade à programação alusiva ao Dia Mundial da Água, promovida pela Prefeitura, foi realizada na manhã dessa terça-feira, 26, a oficina “Óleos do Cerrado”, com o químico e professor do Núcleo de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Teddy Marques Farias. A oficina envolveu educadores e alunos do 5º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Professora Sônia Quadros, na rua Dona Eva, Centro de Montes Claros.

O professor Teddy Marques fez questão de destacar a importância das mensagens repassadas através da Oficina, que ensinou sobre as principais fontes de óleo encontradas no cerrado e sobre a necessidade de preservação dos recursos hídricos, “porque a água é fonte de vida e devemos nos preocupar com isso”. Ele deve retornar ao educandário, nos próximos dias, para ministrar a oficina a alunos de outras turmas.

A supervisora Ana Verena Dias e a diretora Arlete Ferreira Lopes concordaram que a Oficina só vem somar com os objetivos da escola, não somente neste período de comemorações pela Semana da Água, mas o ano todo, tendo em vista  a escassez de água até mesmo para o consumo humano em muitas regiões do  Brasil. Ambas lembraram que atividades de conscientização como estas devem acontecer rotineiramente, a fim de envolver crianças, jovens e adultos na preservação e conservação do meio ambiente, com sustentabilidade.    

A palestra atraiu a atenção do alunado. Heles Rafael da Silva, de 10 anos, comentou que gosta destas atividades  e lembrou que por muitas vezes já teve  oportunidade de conhecer frutos e  castanhas,  de onde podem ser extraídos óleos. Citou como exemplo o pequi e o coco macaúba. “Eu gosto muito de saber cada vez sobre as coisas da natureza”, disse. 

No dia 29 de março haverá nova programação na Escola, ainda em comemoração à Semana da Água. Desta feita, o ambientalista José Gomes ministrará atividades lúdicas. O evento será a partir das 10 horas, encerrando a programação oficial do Município, que foi iniciada na sexta-feira, 22, no Gabinete do prefeito Humberto Souto, quando ele alertou sobre a desertificação do Norte de Minas,  crise hídrica e anunciou a criação de novos parques e a liberação de recursos para projetos de educação ambiental e preservação da Natureza. Ainda na noite de sexta-feira, 22, houve palestra no auditório das Faculdades Santo Agostinho.

Texto e fotos: Pedro Neto (ASCOM-PMMC) - Adaptação: Farley Henrique (Educamoc)

Leia também:
Coordenadoria de Educação Inclusiva promove reunião com diretores
Designação 2019: SME convoca profissionais para a função de Supervisor Pedagógico da Educação nesta sexta
Designação 2019: SME amplia prazo de recurso para supervisor
Coordenadoria de Ensino Fundamental – Anos Iniciais realiza primeira reunião com os supervisores