Educamoc - O Portal da Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros
Publicado Quar, 26 de Dezembro de 2018 às 12:42. Visualizações: 1.400. Imprimir
Parceira da SME, Centro Capelo Gaivota realiza projeto interdisciplinar para celebrar a Primavera

Com objetivo de celebrar a estação mais colorida do ano, o Centro Pedagógico Capelo Gaivota, parceira da Secretaria Municipal de Educação, realizou de 22 setembro a 18 de dezembro o “Projeto Primavera”, um projeto interdisciplinar, desenvolvido pela professora Patrícia Pereira, em conjunto com os demais professores, que trabalhou a arte como forma de explorar a sensibilidade dos alunos.  

Durante o Projeto, que contou com “atividades especiais” que contemplou todas as disciplinas oferecidas na grade de ensino oferecida pela instituição, os alunos vivenciaram momentos de criação nas atividades de artes visuais e musicais, realizadas em sala de aula e no Parque Sagarana, que proporcionou também pesquisas em contato direto com a natureza, na qual resultou, como culminância, o “Sarau Primavera”, realizado no dia 14 de novembro, com performances artísticas executadas pelos alunos. 

“Toda experiência foi de grande importância para a formação dos alunos, uma vez que contribuiu para desenvolver a sensibilidade artística dos mesmos, através da expressão vocal, corporal e instrumental, estimulando a verdadeira essência da prática musical em grupo, onde os alunos foram estimulados a combinarem recursos como voz, corpo e instrumentos musicais. Esse processo foi também de grande contribuição no que diz respeito à vivência em equipe, não só por estimular a socialização através de recursos musicais desenvolvidos na prática grupal, como também pelo fato de desenvolverem a capacidade individual, ao contribuírem com a equipe com as peculiares participações de cada um.”, explica a presidente/diretora, Maria da Conceição Silva. 

Mais

Além da música e das artes visuais, houve também a integração de outras manifestações artísticas, como a dança, o movimento corporal e sonoplastias, procedimentos de improvisações rítmicas, onde os alunos tiveram total participação no processo criativo. Ainda dentro do projeto, segundo a direção da instituição, os estudantes “aprenderam também a respeitar o silêncio e a quietude, como ferramentas para desenvolver a capacidade de concentração, percepção, interação e respeito”. 

“A culminância de todo esse processo se deu com a exposição de trabalhos de artes visuais realizados pelos alunos, como também com lindas e emocionantes performances musicais apresentadas pelos mesmos, onde exploraram a voz cantada, voz falada, como também um vasto arsenal sonoro, composto por variados instrumentos de percussões e instrumentos de plaquetas (xilofones e metalofones). A execução de todas essas manifestações artísticas proporcionou um belo espetáculo, que foi abrilhantado pelo lindo figurino confeccionado na própria escola, com todo carinho e dedicação da equipe de mães de alunos, coordenadas pela professora Léia. Graças ao empenho da competente e dedicada equipe de professores, o Sarau foi um sucesso. Tudo feito com muita arte, bom gosto e amor aos nossos talentosos alunos mais que especiais.”, destaca a presidente/diretora.

Fotos: Centro Pedagógico Capelo Gaivota
Texto: Centro Pedagógico Capelo Gaivota - Adapatação: Farley Henrique (Educamoc)

Leia também:
“Curiosos por Natureza” no Capelo Gaivota
Trilha da Leitura apresenta em mais seis entidades parceiras

Trilha da Leitura encerra as apresentações do espetáculo “Quem são meus super-heróis?”
Escola João Valle Maurício realiza lançamento da 4ª edição do "JMV em Foco