Educamoc - O Portal da Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros
Publicado Quin, 18 de Janeiro de 2018 às 12:58. Visualizações: 471. Imprimir
Prefeitura realiza obras de reforma e ampliação em escolas e construção de novas unidades de ensino

Farley Henrique (Educamoc)

A Prefeitura de Montes Claros tem realizado, desde o ano passado, importantes obras de reforma e ampliação em escolas e CEMEI’s do Sistema Municipal de Ensino e também está construindo dez novas unidades escolares.  

Além das obras de reforma e ampliação no CEMEI Professora Maria das Dores Martins e na E. M. Alfredo Soares da Mota, executadas com verbas 100% municipais, o município conta com a construção de Creches Pró-Infância nos bairros Alterosa, Delfino Magalhães, Acácias, Vila Real, Jardim Primavera, Jaraguá II e Nova América. As creches nos bairros Santa Lúcia, Carmelo e Jardim Olímpico, tiveram as obras retomadas. Cada unidade atenderá 224 alunos, em dois turnos (matutino e vespertino), com idades entre 0 e 5 anos. * Clique no nome do bairro e da escola e veja as fotos do local.

"As obras do Carmelo, Santa Lúcia e Jardim Olímpico tiveram contrato cancelado com a empreiteira por conta de problemas com pendências financeiras relacionados à empresa e seus funcionários/credores; o município, para não ter mais prejuízos com atraso na obra, optou por rescindir o contrato e chamar o próximo colocado. Assim essas três obras retornaram as atividades sob nova direção até o fim deste mês", explica a coordenadora do setor de engenharia da SME e engenheira, Erika Soares Ruas.

Reforma e ampliação

Com mais de 50% das obras concluídas, o CEMEI Professora Maria das Dores Martins, localizado no Bairro José Correa Machado, ganhará uma nova sala de aula, cozinha, dispensa para armazenamento adequado dos alimentos, refeitório coberto, banheiro adaptado para deficientes físicos, e um bloco administrativo, com sala da diretoria, secretaria e um novo banheiro para os professores e demais servidores do CEMEI; além de uma reforma geral do prédio (escola), com substituição da rede elétrica e hidrossanitária, construção de piso externo e jardim. 

Já na E. M. Alfredo Soares da Mota, no Distrito de São João da Vereda, estão com 40% concluídas. Além da reforma geral de toda a unidade, a escola ganhará mais duas salas de aula, sanitário feminino e masculino, biblioteca, cozinha com despensa, refeitório, banheiro para os funcionários, banheiro adaptado, depósito e área de serviço, área de recreação e a cobertura da quadra poliesportiva da escola.

Novas unidades 

Com 70% dos recursos oriundos do Governo Federal, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), e 30% do Tesouro Municipal, o município ganhará até o final de 2018 mais seis CEMEI's do tipo Creche Proinfância. Além de salas de aula, as novas construções terão banheiros com acessibilidades, refeitório, pátio coberto, biblioteca e playground. Clique aqui e confira no quadro o status da obra.

Proinfância

Esta é uma das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) do Ministério da Educação, que visa a garantir o acesso de crianças a creches e escolas, bem como a melhoria da infraestrutura física da rede de Educação Infantil. O programa atua com a construção de creches e pré-escolas, por meio de assistência técnica e financeira do FNDE, com projetos padronizados que são fornecidos pelo FNDE ou projetos próprios elaborados pelos proponentes, como o município de Montes Claros; e com a aquisição de mobiliário e equipamentos adequados ao funcionamento da rede física escolar.

“Importante destacar que a infraestrutura adequada garante melhores condições no fazer da educação. Ao mesmo tempo, a Secretaria Municipal de Educação amplia suas ações para abrigar mais crianças e avançar na capacitação profissional”, afirma o  secretário municipal de Educação, Benedito Said.

Fotos: Mauro Fernando (Educamoc), Edgard Pereira e Erika Soares Ruas

Leia também:

Secretário visita obras de construção, reforma e ampliação em unidades de ensino do município

Designação: Confira os Editais de Vagas para a primeira convocação de profissionais para atuarem no Sistema Municipal de Ensino em 2018

Alteração na Portaria/SME Nº 06

Designação 2018: Convocação de profissionais para atuarem no Sistema Municipal de Ensino começa nesta sexta