Educamoc - O Portal da Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros
Publicado Sex, 12 de Julho de 2019 às 15:57. Visualizações: 184. Imprimir
Programa Atitude Ambiental: Alunos e professores da Escola Dr. Mario Tourinho participam de mutirão de limpeza

Alunos, professores, colaboradores da VLI e pais de alunos da Escola Municipal Dr. Mario Tourinho participaram, no dia 04 de julho, de um mutirão de limpeza às margens da linha férrea nas proximidades do educandário, que é localizado no Bairro de Lourdes.

A ação, que faz parte das atividades do Programa Atitude Ambiental, que é realizado em parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e VLI - concessionária da Ferrovia Centro Atlântica (FCA), acontece em 3 anos, com uma etapa a cada ano, e tem como objetivo capacitar professores, alunos e comunidade para as práticas sustentáveis. 

“A primeira etapa, em 2018, teve os professores como público alvo, tornando os em facilitadores, para que estes compartilhassem valores e experiências com seus alunos transformando conhecimento em atitudes. A segunda etapa acontece neste ano, envolvendo os alunos com atividades lúdicas levando-os a compreender a necessidade de mudança de atitude quanto ao meio ambiente, o que já é perceptível no comportamento das crianças em relação a seleção do lixo produzido na escola. Nesta etapa foi implantada a coleta seletiva no espaço escolar. A terceira etapa acontecerá em 2020 e envolverá a comunidade.”, explica a diretora da Mario Tourinho, Rosiane Brito Coelho. 

Segundo a VLI, a implantação do projeto “Coleta Seletiva” na escola partiu de uma escolha dos próprios professores. “Além da capacitação, há também uma ampla interação com pais e a comunidade. Um exemplo dessa interação foi a  realização deste mutirão de limpeza. Por fim, ainda foram realizados jogos ambientais com os alunos, reforçando a importância da coleta seletiva implantada na escola”. 

Ainda no dia 04, outra unidade visitada pelo projeto foi a Escola Municipal Professora Hilda Carvalho Mendes, onde foi instalada em parceria com a VLI solidária, uma caixa d'água para reaproveitamento da água do bebedouro. A água que antes descia limpa pelo ralo, agora se acumula em uma caixa para ser reutilizada para molhar jardim e limpeza de pátios.

Fotos: VLI e E. M. Dr. Mário Tourinho

Leia também:
Escola Mário Tourinho comemorou “Dia L” com contação de histórias e teatro de fantoches
Arraiá do Cemei Mundo da Criança

CEMEI Mundo da Criança desenvolve projeto literário "Ouvindo e contando, estou só começando"
Festa junina do Cemei São Marcos contou com exposição de produtos e trabalhos desenvolvidos..
.