Educamoc - O Portal da Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros
Publicado Quar, 18 de Setembro de 2019 às 12:16. Visualizações: 2.321. Imprimir
Realizada 1ª Femac/Moc nas escolas Dú Narciso, Alfredo Coutinho, Maria de Lourdes, Irmã Beata e Egídio Cordeiro

Farley Henrique (Educamoc)

De 02 à 14 de setembro foi realizada nas unidades escolares municipais com Ensino Fundamental - Anos Iniciais (1º ao 5º ano) a 1ª Feira de Matemática e Ciências Naturais das Escolas Municipais de Montes Claros (Femac/Moc), idealizada pela Secretaria Municipal de Educação, por meio da Coordenadoria de Ensino Fundamental – Anos Iniciais. 

A Feira, que faz parte do Anteprojeto de mesmo nome, visa incentivar a cultura de investigação científica no ensino de Matemática e Ciências Naturais, por meio de experiências e experimentos. Durante a execução do projeto, foram realizadas atividades que priorizam metodologias diferenciadas, despertando o espírito investigativo das crianças. 

Na E. M. Dú Narciso a 1ª Femac/Moc aconteceu no dia 13. Na ocasião, a unidade realizou uma exposição dos trabalhos produzidos pelos alunos ao longo do projeto, com ênfase na Matemática. O evento contou com a presença da analista educacional da SME, Acilege Pereira, que destacou a qualidade dos trabalhos apresentados. “A feira da escola foi muito interessante. Os trabalhos com a Matemática chamaram muito a atenção pela qualidade e pelo fato de que, normalmente, nessas exposições são abordados mais os trabalhos da área de Ciência.”, comenta a analista.  

Com foco nos jogos matemáticos e experimentos dentro da Ciência, a 1ª Femac/Moc da E. M. Dr. Alfredo Coutinho aconteceu no sábado, dia 14 setembro, e contou com exposição dos trabalhos confeccionados pelos alunos e visita de toda a comunidade escolar. 

Também no sábado (14), foi realizado a exposição da E. M. Profª. Maria de Lourdes Pinheiro, que teve como título “1º Circuito Científico e Tecnológico de matemática e Ciências Naturais: "Experimentando e Matematizando na Maria de Lourdes". “O evento atingiu o seu objetivo principal que foi o incentivo à prática consciente, confecção e utilização de jogos matemáticos e investigação científica no cotidiano escolar. Ressalto a criatividade das professoras e a participação dos alunos e família no evento.”, comenta a supervisora pedagógica da unidade, Christiane Brant. 

Ainda no dia 14, mais dois educandários realizaram suas exposições da “1ª Femac/Moc”. Na Irmã Beata, segundo a direção da unidade, os trabalhos realizados pelos alunos oportunizou aos mesmos buscar e apresentar seu próprio conhecimento através de pesquisas e  experimentos durante o processo. “O entusiasmo pôde ser percebido no momento em que eram questionados e estimulados a falar sobre o trabalho apresentado, com os visitantes que compareceram para prestigiar o evento. A Escola acredita que os objetivos foram alcançados e considera como extremamente válida esta iniciativa da SME, uma vez que trouxe enriquecimento em todas as áreas do conhecimento.”, completa.

Com o título “Construindo saberes científicos”, a Feira da Egídio Cordeiro Aquino foi marcada por muita interação e conhecimento, como afirma a diretora da escola, Carla Patricia Vasconcelos. “Professores e alunos se empenharam na realização desse projeto que trouxe aos alunos novos saberes, através da realização de experiências e experimentos, de forma lúdica e prazerosa. Experimentar, criar e recriar… são elementos necessários que permitem uma aprendizagem eficaz. Parabéns aos alunos e professores que foram os protagonistas deste tão grande feito.”, destaca a diretora.

* Clique no nome da unidade logo abaixo e confira as fotos do evento

Fotos: E. M. Dú NarcisoE. M. Dr. Alfredo CoutinhoE. M. Profª. Maria de Lourdes PinheiroE. M. Irmã Beata e E. M. Egídio Cordeiro Aquino

Leia também:
SME realiza “2º Simulado Prova Brasil”
Trilha da Leitura realiza segunda temporada de apresentações especiais de “Minha Cidade, Meu Tesouro”
Food and Drink: Escola Rozenda Zane promove atividades criativas nas aulas de Inglês
Designação 2019: SME divulga lista de obras para o processo seletivo de Supervisor de Ensino