Educamoc - O Portal da Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros
Publicado Seg, 11 de Dezembro de 2017 às 12:50. Visualizações: 270. Imprimir
“Revelando o Patrimônio”: Projeto que incentiva estudantes a redescobrirem o patrimônio cultural local realiza exposição em Montes Claros

Farley Henrique (Educamoc)

Com a proposta de incentivar pesquisas e promover a conscientização e a preservação do patrimônio cultural local, foi realizado na última sexta-feira (08), na Praça Flamarion Wanderley, a ‘Mostra de Produções do Programa Revelando o Patrimônio’, promovido pela Compreender Consultoria e Responsabilidade Social em parceria com o Ministério da Cultura, com patrocínio da VLI e apoio da Secretaria Municipal de Educação.

Desenvolvido desde o mês de agosto, o Programa, que contemplou nove escolas, sendo seis do município, e um total de 400 alunos, ofereceu um curso de formação, acompanhamento e orientações para os professores, que, juntamente com os alunos (uma turma por escola), desenvolveram pesquisas sobre o patrimônio cultural da cidade, com visitas de campo, entrevistas e observação participante. Ainda, foi realizado uma oficina de fotografia, com foco no desenvolvimento do olhar sobre o patrimônio cultural, registrado no Inventario Pedagógico exposto na Mostra.

“O Programa encerra em março de 2018, quando iremos divulgar o Catálogo de Produções, o lançamento de uma revista, onde os professores irão escrever um artigo sobre o projeto de pesquisa (o patrimônio cultural local), que foi escolhido pelos alunos, o que é de relevância para a comunidade escolar”, explica a coordenadora do projeto e representante da Compreender Consultoria e Responsabilidade Social, Luana Campos.

Na Mostra

No evento, que contou com a presença do secretário municipal de Educação, Benedito Said, do analista de relações institucionais e comunicação da VLI, Flávio Doliveira, e de alunos e professores das escolas participantes do Programa, foram expostos, em estandes montadas na Praça, todos os trabalhos desenvolvidos em cada instituição de ensino.

“Esse projeto é de suma importância! Muito importante para os nossos alunos conhecerem o patrimônio cultural de nossa comunidade e ajudar a preservá-lo. Nós desenvolvemos na Vidinha Pires um projeto de memória e resgate do Parque municipal Milton Prates, que fica dentro da área de abrangência da nossa escola; projeto esse que contribui diretamente com a conscientização dos alunos quanto a importância da preservação do meio ambiente e da nossa escola”, avalia o diretor da E. M. Dona Vidinha Pires, Fernando Soares Andrade.

Além da Vidinha Pires, o Sistema Municipal de Ensino é representada no Programa pelas escolas Geraldo Pereira de Souza, Alcides Carvalho, Rozenda Zane Moraes, Mestra Fininha e Profª. Hilda Carvalho Mendes. “O programa é importante porque revela os valores culturais, históricos e patrimoniais da cidade conforme o olhar das crianças da rede municipal de ensino”, destacou o secretário Benedito Said“.

Fotos: Farley Henrique (Educamoc), E. M. Profª. Hilda Carvalho Mendes e Antônia Deuslange

Leia também:

55º Batalhão de Infantaria e SME promovem formatura do Profesp

Coordenadoria de Nutrição e Segurança Alimentar promove ‘Projeto Educacional Nutricional’ em 12 unidades do município​

CEMEI Alegria de Viver promove exposição de artes e concurso no encerramento do Projeto ‘Mundo Subterrâneo: o ...

CEMEI Paulo Freire promove feira com o tema Mundo Subterrâneo