Educamoc - O Portal da Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros
Publicado Quar, 18 de Abril de 2018 às 13:19. Visualizações: 532. Imprimir
SME realiza ‘Dia L Municipal - Dia da Leitura’

Farley Henrique (Educamoc)

Em comemoração ao ‘Dia Nacional do Livro Infantil’, a Secretaria Municipal de Educação, por meio da equipe do Projeto Montes Claros na Trilha da Leitura (MCTL), realizou na última quarta-feira, 18 abril, o ‘Dia L Municipal - Dia da Leitura’, que visa mobilizar a sociedade sobre a importância da leitura. 

As atividades do Dia tiveram início com uma ‘Blitz Literária’, na Avenida Mestra Fininha, onde foram distribuídos panfletos e histórias. As ações da manhã, continuaram com a apresentação "especial" da peça 'Sou um super-herói', exibida no Auditório da Escola Estadual Professor Plínio Ribeiro (Escola Normal). 

"Neste dia convidamos a todos para se ocuparem da leitura e, nós, tentamos aqui trazer um pouco dessa magia para nossos alunos. O evento foi muito bom, pudemos perceber a alegria e o envolvimento das crianças. Assim, acreditamos que conseguimos contribuir para que a leitura possa fazer parte da vida de todos", comenta a coordenadora do MCTL, Éllen Santa Rosa. 

A apresentação do teatro teve como público os alunos dos CEMEIS Nova Vida, Nossa Senhora da Conceição, Amiguinhos da Adelour, Branca de Neve e da Escola Municipal Alexandre Martins Durães (Infantil e 1º ao 4º ano).  

"A Trilha da Leitura não só hoje, mas há muito tempo, vem proporcionando aos alunos e a escola momentos prazerosos em que ler se torna uma aventura fantástica no mundo dos livros. Sair da escola e viver este momento de leitura é plantar uma semente para um futuro de muita leitura", afirma a diretora do Amiguinhos da Adelour, Wellmara Brito. Opinião compartilhada pela supervisora da mesma unidade, Vera Lucia de Carvalho.  

Nas escolas e CEMEI's 

Nas escolas e CEMEI's o Dia L foi celebrado seguindo orientações do Trilha da Leitura, como ornamentação da unidade com frases e trechos de livros, momentos de contação de histórias, utilização de vídeos com teatros do Projeto e distribuição de marca-página e de histórias. 

"O Dia L é muito importante, pois coloca as crianças em contato com a literatura, o que favorece o gosto pela leitura. Hoje vivemos em uma sociedade em que se tem muito acesso a informática, a outros meios mais modernos de comunicação, e acabamos por deixar o livro de lado. E o Trilha vem fazer esse resgate. Toda a equipe está de parabéns pelo maravilhoso trabalho que vem desenvolvendo. Merecem um prêmio!", afirma a professora do CEMEI Nova Vida, Maria da Conceição Oliveira.  

* Atualizada no dia 19 de abril.

Fotos: Mauro Fernando (Educamoc)

Leia também:

Intervenções Emergenciais nos Cuidados Básicos: SME promove capacitação para os profissionais...

SME realiza lançamento dos programas ‘Novo Mais Educação’ e ‘Mais Alfabetização’

Trilha da Leitura apresenta o teatro 'Sou um super-herói' em mais três CEMEI's

'Celebração da Páscoa' no CEMEI Solar de Jesus