Educamoc - O Portal da Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros
Publicado Sex, 21 de Setembro de 2018 Imprimir
SME e Colégio Marista realizam palestra sobre “As conquistas da pessoa com deficiência no século XXI”

A Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio da Coordenadoria de Educação Inclusiva, em parceria com o Colégio Marista São José, promoveu nesta sexta-feira, 21 de setembro, data que se comemora o “Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência”, a palestra “As conquistas da pessoa com deficiência no século XXI”. 

Ministrada pela supervisora educacional e psicóloga, Antônia Aparecida da Silva, e pela especialista de educação, Giselle Cristina Rodrigues, ambas servidoras da SME, a palestra, evidenciou-se sobre uma reflexão do processo de inclusão e da pessoa com deficiência na sociedade. 

Comemorado desde 1982, a data só foi oficializada em 2005, pela Lei Nº 11.133 que Institui o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência e garante uma série de direitos relacionados à acessibilidade, educação e saúde, estabelecendo punições para atitudes discriminatórias. 

“Hoje mais de 702 crianças com várias deficiências são atendidas nas escolas municipais, sendo mais de 18 alunos cadeirantes, que são assistidos pelo Programa Transporte Acessível. A inclusão é um processo diário de grandes lutas e desafios. É preciso sempre nos colocar no lugar do outro e respeitá-los em suas diferenças”, comenta a coordenadora da Educação Inclusiva da SME e psicopedagoga, Meirielle Duarte Pereira.

Fotos: Coordenadoria de Educação Inclusiva

Leia também:

SME e Vovó Clarice realizam palestra sobre “Inclusão e Cidadania da pessoa com deficiência”

Prefeitura vai realizar um dos maiores concursos da história de Montes Claros

Escola Francisco Athayde recebe o Trilha da Leitura

CEMEI São Marcos realiza “Festa da família” no encerramento do projeto “Paz no lar, Paz na escola, Paz na família”