Educamoc - O Portal da Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros
Publicado Seg, 03 de Dezembro de 2018 Imprimir
SME e COPPIR realizam Seminário “Discutindo os Preconceitos nos Espaços Escolares”

Farley Henrique (Educamoc)

A Secretaria Municipal de Educação (SME), em parceria com a Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Secretaria de Desenvolvimento Social (COPPIR), realizou no dia 30 de novembro, na Escola Técnica de Medicina, o Seminário “Discutindo os Preconceitos nos Espaços Escolares”, como encerramento das atividades do mês da Consciência Negra. 

Na ocasião, foram premiados os alunos e escolas que se destacaram no concurso de redação “Prêmio Mestre João Farias” e no concurso “Beleza Afro-brasileira Estudantil", desenvolvido durante as culminâncias do “Projeto Cultura Afro-brasileira", promovido pelo Instituto Alpargatas em parceria com a SME, nos meses de agosto e setembro.  

Na premiação, a E. M. Profª. Neide Melo Franco ficou com o primeiro lugar no “Prêmio Mestre João Farias”, na categoria Destaque. A E. M. Dominguinhos Pereira (CAIC do Maracanã), foi a primeira colocada na categoria Produções e Escritas (Cadernos de pesquisa e Redação), com a aluna do 6º ano, Maria Eduarda Ferreira. Já na “Beleza Afro-brasileira", o primeiro lugar foi para a aluna da Dominguinhos Pereira, Lara Mota; seguida pela aluna da E. M. Geraldo Pereira, Maria Tereza; e pela aluna da E. M. Sebastião Mendes, Ana Luiza.  

“Esse Seminário coroa todos os trabalhos que realizamos durante o mês de novembro. Esse evento é muito importante para que a gente leve dentro das escolas o questionamento da questão racial. Se não passarmos pela educação a gente não consegue acabar com esse racismo que impera no nosso país, e principalmente na nossa cidade. Esse evento é para levar essas crianças e os professores a fazer essa reflexão e tentar acabar de vez com o racismo.”, explica o diretor da coordenadoria de Igualdade Racial de Montes Claros, José Gomes Filho.  

Fotos: Mauro Fernando (Educamoc)

Leia também:
Trilha da Leitura apresenta “Gabriel, Curioso por natureza” e “Quem são meus super-heróis” em mais 4 unidades do campo
Educação Municipal mais uma vez é destaque em premiação nacional do Instituto Alpargatas
Trilha da Leitura apresenta “Gabriel, curioso por natureza” na exposição de livros da Educação Infantil
Valorização das diferenças: Trilha da Leitura apresenta teatro que visa conscientizar alunos sobre o tema