Educamoc - O Portal da Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros
Publicado Seg, 02 de Outubro de 2017 Imprimir
SME promove 2º ‘Eu vou fazer a Prova Brasil’

Farley Henrique (Educamoc)

Com a proposta de motivar e preparar os alunos do 9º ano do Sistema Municipal de Ensino para a Prova Brasil, que acontece entre os dias 23 de outubro e 03 de novembro, a Secretaria Municipal de Educação (SME) realiza nos dias 03, 04 e 05 de outubro, no Auditório da Escola Técnica, a segunda edição do ‘Eu vou fazer a Prova Brasil’, ação pedagógica com palestras motivacionais e revisão de conteúdos de Português e Matemática.

Coordenado pela equipe de analistas da Coordenadoria dos Anos Finais da SME, o evento, que será realizado de 8h as 10h30 em ambos os dias, irá contemplar cerca de 1300 alunos.

A Prova Brasil é uma avaliação realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC), envolvendo os alunos do 5º e 9º anos das escolas das redes municipal, estadual e federal. A avaliação, criada em 2005, é aplicada a cada dois anos, com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino ministrado nas escolas públicas de todo o país.

No exame, os estudantes respondem a itens de língua portuguesa, com foco em leitura, e matemática, com foco na resolução de problemas. As médias de desempenho nessa avaliação são utilizadas como um dos parâmetros para aferir o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

A avaliação é muito importante para mensurar a qualidade da educação e os investimentos do município em educação. O secretário municipal de educação, Benedito Said, lembra que “a vitória é alcançada com esforço individual e coletivo”. O secretário deixa uma mensagem para os estudantes que irão fazer a avaliação: “faça a sua parte e seja vitorioso hoje e sempre”. 

Arte: Luiz Carlos Vieira

Leia também:

Semana da Criança com a Trilha da Leitura

‘Escola Verde’: movimento mobiliza alunos e professores para o plantio de árvores na Dú Narciso

Trilha da Leitura premia os vencedores do concurso de escrita ‘Reescrevendo Montes Claros’

Prefeito assina ordem de serviço para a construção de mais seis CEMEI’s