Educamoc - O Portal da Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros
Publicado Seg, 25 de Junho de 2018 Imprimir
SME promove Encontro de Formação de Gestores Escolares

Farley Henrique (Educamoc)

Com objetivo de oferecer aos gestores escolares a oportunidade de pensar a respeito do seu papel em um contexto educacional que está em constante transformação e despertar nos mesmos ações que os levem ao empoderamento profissional, a Secretaria Municipal de Educação (SME) promoveu no dia 13 de junho, no Rancho Ninho da Coruja, o Encontro de Formação de Gestores Escolares. 

O evento, organizado pelos setores de Gerência Administrativa e Coordenadoria de Organização e Inspeção Escolar da SME e, que teve como público os diretores das unidades de ensino do município, foi divido em dois momentos. Na parte da manhã, os presentes assistiram a palestra 'Coach Educacional: Novas estratégias para excelência na gestão escolar', ministrada pela psicopedagoga e Coach Educacional, Edvânia Caldeira, que abordou o autoconhecimento, momento profissional, alinhamento e gerenciamento de carreira, autoconfiança, prazer e realização profissional. 

"Vivemos numa época de incertezas, em que tudo se transforma rapidamente demandando de nós novas atitudes diante das constantes mudanças. O processo coaching Educacional visou atender as demandas do ambiente educacional, partindo de um momento de autoconhecimento da performance pessoal, levando os gestores à fortalecer sua identidade profissional e traçar metas para viver uma carreira de sucesso", explica Edvânia. 

Segundo momento 

Na parte da tarde, sobe a coordenação da gerente administrativa da SME, Rejane Veloso, da coordenadora de Inspeção da SME, Jaciara Braga, e da coordenadora de gestão de pessoal e controle funcional da SME, Girlene Miranda, os presentes receberam orientações e o cronograma sobre a atualização dos regimentos escolares com a finalidade de auxiliar os orientadores das unidades de ensino no enfrentamento a violência e evasão escolar. 

Ainda, foram repassadas orientações gerais sobre os procedimentos administrativos relacionados à gestão de pessoas das unidades de ensino, os direitos e deveros dos servidores e a carga horária dos alunos. 

"Todo este trabalho tem como objetivo fortalecer e subsidiar o trabalho do gestor escolar, uma vez que ele é o responsável", afirma a gerente administrativa da SME, Rejane Veloso. 

Fotos: Mauro Fernando (Educamoc)

Leia também: 

Sou um super-herói: Trilha da Leitura leva espetáculo à mais 9 unidades escolares

Taça Programa Forças no Esporte

CEMEI Antônio Pimenta promove aulas de iniciação ao Badminton

Copa do Mundo movimenta atividades no CEMEI São Norberto