Educamoc - O Portal da Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros
Publicado Quin, 25 de Maio de 2017 Imprimir
SME promove ‘I Encontro de Formação Continuada para professores/supervisores do 5º ano’

Farley Henrique (Educamoc)

A Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio da equipe de Avaliação Sistêmica, realizou nos dias 23 e 24 de maio, no CAIC do Maracanã, o ‘I Encontro de Formação Continuada para professores/supervisores do 5º ano’ (Anos Iniciais), que teve como objetivo capacitá-los para o trabalho com as competências e habilidades exigidas nas avaliações externas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Realizado pelo Inep, o Saeb abrange estudantes de 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio das redes públicas e privadas do país, com objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro e, os resultados, são utilizados para calcular o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).  No processo são aplicadas provas de Língua Portuguesa e Matemática.

Encontro

O encontro que contou com a presença de supervisores e professores do município, recebeu a professora Elenice de Matos, que apresentou uma proposta que visa incorporar no cotidiano escolar, a utilização de estratégias eficazes, capazes de desenvolver nos educandos o domínio das competências e habilidades exigidas nas avaliações externas, de modo a colaborar para a melhoria do ensino-aprendizagem e, consequentemente, elevar o IDEB. “Essa capacitação superou as nossas expectativas. Conforme depoimentos de muitos professores, foi um sucesso!”, destaca a coordenadora de avaliação sistêmica, Edileuza Vieira Rocha.

Para a supervisora da E. M. Francisco Athayde, Joseane Silva Soares, essa foi uma capacitação de “excelente qualidade, dinâmica, focada e objetiva”. “Com certeza ampliou o nosso conhecimento didático pedagógico no que diz respeito ao trabalho desenvolvido com os descritores de Português e Matemática no Sistema Municipal de Ensino de Montes Claros. Nos proporcionou adquirir mais conhecimento e métodos de ensino e trabalho dinâmico e de formação para transmitirmos a nossa equipe de professores da nossa escola e nossos alunos”, afirma Joseane.

Segundo a diretora técnico-pedagógica da SME, Elisângela Mesquita Silva, "esses profissionais estão sendo capacitados com o objetivo de preparar os alunos deste ano de escolaridade, por meio de simulados quinzenais para dotá-los de competências e habilidades, tendo como consequência ótimo êxito tanto na Prova Brasil, quanto na vida. Os professores receberam um cd contendo um banco de 425 questões dos descritores de Língua Portuguesa e 640 questões dos descritores de Matemática para a elaboração dos simulados".

Fotos: Mauro Fernando (Educamoc) e Edileuza Vieira Rocha

Leia também:

II Encontro de Formação Continuada dos Gestores Escolares do Sistema Municipal de Ensino

Escola Laudelina Fonseca realiza passeata contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes

Dia das Mães no CEMEI Canacy

CEMEI Hamilton Lopes realiza evento em comemoração ao ‘Dia das Mães’