Educamoc - O Portal da Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros
Publicado Ter, 28 de Agosto de 2018 às 12:31. Visualizações: 3.072. Imprimir
SME promove “Treinamento Prático de Cantineiras”

Farley Henrique (Educamoc)

A equipe da Coordenadoria de Nutrição e Segurança Alimentar da Secretaria Municipal de Educação (SME) realizou nos dias 22, 23 e 25 de agosto, no Centro Pastoral São Pedro Apóstolo, um “Treinamento Prático de Cantineiras”, que contou com a participação de mais de 200 cantineiras das unidades de ensino do município.   

Durante o treinamento, as cantineiras foram divididas em cinco grupos onde cada grupo ficou responsável por fazer três preparações: suco, frapê (polpa de fruta com leite) ou vitamina, e uma refeição completa, com base nas fichas de preparações disponibilizadas pela equipe da SME, com as quantidades em gramatura e medida caseira, porcionamento, rendimento total e em porções, quantidade em gramas e em medida caseira para educação Infantil e fundamental. No final todas as preparações passaram por uma degustação e os líderes de cada grupo relataram sobre a aceitação das preparações na escola.   

“O objetivo deste treinamento é avaliar o nível de conhecimento delas sobre as preparações, se elas têm o hábito de consultar o receituário do cardápio, o hábito de seguir o cardápio, e baseado nisso tiram as possíveis dúvidas, sempre com o propósito de oferecer uma alimentação saudável e de qualidade nas escolas”, explica a nutricionista responsável técnico do Município, Geralda Kelen Fonseca.  

Ainda no treinamento

Ainda no treinamento, todas as cantineiras participaram de uma avaliação para testar os conhecimentos sobre boas práticas de manipulação de alimentos, cardápio, higiene e demais atividades da rotina das cantineiras. 

“Foi excelente! Uma oportunidade de apreender mais, adquirir novas experiências, e aperfeiçoar ainda mais aquilo que já sabemos. É muito válido e de grande importância, pois tudo que fazemos aqui é exatamente o que fazemos na escola”, comenta a cantineira da Escola Municipal Ruy Lage, Gislene Nunes Aguiar.  

Para Marlete Soares Dias, cantineira da Escola Municipal Celestino Pereira Salgado, esta é uma oportunidade muito importante. “Por mais que já temos certa experiência são sempre bem-vindos novos conhecimentos, pra podermos levar para as nossas escolas. É uma oportunidade de socializar conhecimentos”, afirma Marlete.   

Fotos: Farley Henrique (Educamoc)

Leia também:

Coordenadoria de Nutrição e Segurança Alimentar realiza concurso...

Segunda noite da Bienal teve lançamento de livro e performance poético-musical

Trilha da Leitura lança livro do projeto neste domingo durante a Bienal

Começou a Bienal do Livro ‘Viva Letra, Letra Viva’