Educamoc - O Portal da Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros
Publicado Quar, 01 de Novembro de 2017 Imprimir
SME realiza 2º Dia L Municipal - Dia da Leitura

A Secretaria Municipal de Educação, por meio da equipe do Projeto Montes Claros na Trilha da Leitura (MCTL) realizou nessa terça-feira, 31 de outubro, o 2º Dia L Municipal - Dia da Leitura. A ação homenageia o Dia Nacional do Livro, comemorado no dia 29 de outubro, e teve como objetivo mobilizar a sociedade para a importância da leitura.

Durante o 2º Dia L, todas as unidades de ensino do município promoveram atividades voltadas para a leitura. A equipe do MCTL, além de prestigiar as apresentações e exposições literárias dos CEMEI’s São Judas e Manoel Caribé Filho, realizou uma ‘Blitz Literária’ na Avenida São Judas. Na oportunidade, fantasiados de personagens infantis, a turma da leitura distribuiu histórias, panfletos e marca páginas, a todos que passaram pelo local.

“Esse foi um dia onde todos se ocuparam da leitura, onde as escolas foram convidadas a parar um pouco e fazer atividades de leitura, descobrindo ou redescobrindo a importância dela na formação integral da pessoa humana. É um dia muito especial!”, comenta a coordenadora do MCTL, Éllen Santa Rosa.

Nas escolas

Com a proposta de conscientizar os alunos sobre a importância da leitura e seus benefícios, o CEMEI São Judas promoveu uma exposição do projeto ‘Mundo Subterrâneo, o que há embaixo de nossos pés’ com experiências e livros confeccionados pelos alunos durante o projeto. “Tivemos um momento de contação de histórias com professores e ainda a visita da equipe da trilha da leitura para prestigiar nosso evento e, também, uma Blitz Literária, com entrega de livros para as crianças e pais de alunos”, explica a direção do CEMEI.

Na E. M. Professora Maria de Lourdes Pinheiro foram montado três ambientes de leitura com livros e fabulas. A unidade ainda promoveu exibição de filmes e momentos de reconto. “O objetivo é incentivar a prática da leitura entre os alunos, pois a leitura é essencial para a formação. Foi um dia com atividades diferenciadas para estimular a criatividade, imaginação e vocabulário dos leitores”, afirma a direção da escola.

Clique nos links e veja como foram as atividades no local: CEMEI São Judas‘Blitz Literária’E. M. Professora Maria de Lourdes Pinheiro, CEMEI Meimei

Fotos: MCTL

Leia também:

Prefeitura e Alpargatas entregam Prêmio Educação Pelo Esporte

CEMEI Paulo Freire desenvolve atividades semanais com o intuito de estimular o gosto pela leitura

I Mostra de Talentos da Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Semana das Crianças no CEMEI Canacy