Educamoc - O Portal da Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros
Publicado Seg, 16 de Setembro de 2019 às 17:36. Visualizações: 789. Imprimir
SME realiza “2º Simulado Prova Brasil”

Farley Henrique (Educamoc) e Rômulo Ferreira

Com o intuito de preparar os alunos do 9º ano para Prova Brasil do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), a Secretaria Municipal de Educação (SME) realizou no último sábado (14), nas dependências da Escola Estadual Professor Plínio Ribeiro (Escola Normal), o “2º Simulado Prova Brasil”, que contou com a participação de cerca de 1.200 discentes, de 24 unidades do Sistema Municipal de Ensino.

No 2º Simulado, organizado pela equipe da Coordenadoria de Ensino Fundamental II da SME, foram aplicadas provas de Língua Portuguesa (21 questões) e Matemática (37 questões), reproduzindo o formato utilizado pelo Ministério da Educação no SAEB/Prova Brasil. As avaliações tiveram como aplicadores os acadêmicos do Profesp, professores de Atendimento Educacional Especializado e servidores da SME. 

Também na ocasião, os alunos receberam cartão de inscrição contendo informações pessoais e local da prova, incluindo a sala onde a fariam. A SME disponibilizou transporte para todas as escolas, urbanas e rurais, e lanche para os alunos que participaram.

“Foi um momento muito importante para validação e diagnosticar as carências e os erros dos nossos alunos. A regularidade de um monitoramento e aplicação de avaliações com o intuito de avaliar o aluno dá subsídios para o devido acompanhamento do processo de aprendizagem por parte da SME. Dentro desse contexto, defendemos que a melhoria da aprendizagem passa por processos de avaliação que trazem informações acerca da qualidade do ensino e nos mostra onde devemos fazer a devida correção.”, avalia a secretária municipal de Educação, Rejane Veloso.  

De acordo com coordenador do Ensino Fundamental II da SME, Rômulo Ferreira, “além da preparação para a avaliação federal, o resultado do 2º Simulado servirá como parâmetro para a premiação do Projeto Professor Nota 10, realizado em parceria com o Instituto Alpargatas e, ainda, a concessão de Bolsas de Estudos pelo Colégio HG6.”.

Fotos: Mauro Fernando (Educamoc)

Leia também:
Trilha da Leitura realiza segunda temporada de apresentações especiais de “Minha Cidade, Meu Tesouro”
Food and Drink: Escola Rozenda Zane promove atividades criativas nas aulas de Inglês
Designação 2019: SME divulga lista de obras para o processo seletivo de Supervisor de Ensino
Escola Sebastião Mendes realiza primeira FEMAC