Educamoc - O Portal da Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros
Publicado Sex, 29 de Novembro de 2019 às 09:56. Visualizações: 1.027. Imprimir
SME realiza evento para preparar estudantes para transição do 5º para o 6º ano do Ensino Fundamental

Farley Henrique (Educamoc)

A Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio da Coordenadoria de Ensino Fundamental – Anos Iniciais, realizou nos dias 26 e 27 de novembro, no auditório da Escola Técnica, a “Transição de Etapas do 5º para o 6º ano”. O evento, realizado pela primeira vez, contou com a presença de cerca de dois mil alunos do 5º ano, do Sistema Municipal de Ensino e teve como objetivo preparar os estudantes para o Ensino Fundamental - Anos Finais.

Na ocasião, que foi dividido em quatro momentos com aproximadamente 600 alunos em cada um deles, os presentes receberam orientações dos professores de todas as disciplinas do 6º ano e puderam acompanhar uma palestra ministrada pelo psicólogo e servidor da SME, Rubens Lopes da Silva; e assistirem a um teatro da equipe do Projeto Montes Claros na Trilha da Leitura, que teve como tema a transição de alunos.

“A nossa ideia com o evento foi a de oportunizar aos alunos uma preparação para a próxima etapa, que no caso é o 6º ano. Tudo isso para que eles não sintam muita dificuldade nesta etapa de transição, com novos professores, novo ambiente, já que muitos vão mudar de escola. Foi um momento muito positivo, uma vez que todos os alunos presentes participaram ativamente. Agradecemos o apoio dos professores e diretores das unidades escolares, da secretária municipal de Educação, Rejane Veloso, que esteve presente no evento, da equipe de gestão da SME, e das analistas de educação e supervisoras educacionais, que foram muito importantes para o sucesso do evento.”, disse o coordenador dos Anos iniciais, Edmilson Borges.

Ainda no evento

Ainda durante o evento, os alunos receberam um “Passaporte para o 6º Ano”, um guia com orientações para a próximo etapa, com 7 dicas de atitudes a serem adotadas na nova etapa. Também na oportunidade os estudantes acompanharam a exibição de um vídeo com depoimentos, em rítmo de pergunta e respostas, dos alunos dos 5º e 6º anos (Confira abaixo).

Presente no evento, o diretor da Escola Municipal Dona Vidinha Pires, Fernando Soares Andrade, destacou a importância do mesmo e parabenizou a SME pela iniciativa. “É um momento importantíssimo fazer essa transição, preparar esses nossos alunos que estão saindo dos anos iniciais para os finais. É muito importante ter essa conversa com eles para que eles venham motivados e organizados para o próximo ano. A Secretaria está de parabéns. Um evento muito bem organizado, que espero que tenha vindo pra ficar.”, comenta o diretor. 

“Muito satisfeito e bastante empolgado com o evento”, como o próprio relatou, está o aluno do 5º ano da Escola Municipal Professora Neide Melo Franco, Lucas Fonseca. Segundo ele, o evento foi “muito legal, animado e bem informativo. 

Sobre a Transição de Etapas

De acordo com a diretora técnico-pedagógica da SME, Elisângela Mesquita, a Base Nacional Comum Curricular aborda a Transição de Etapas, que se caracteriza por mudanças pedagógicas na estrutura educacional, decorrentes principalmente da diferenciação dos componentes curriculares. Assim, os estudantes se depararão com desafios de maior complexidade, sobretudo devido à necessidade de se apropriarem das diferentes lógicas de organização dos conhecimentos relacionados às áreas. 

“Por isso, os professores do 6º ano foram convidados, juntamente com os do 5º ano, para apresentarem aos alunos peculiaridades dos componentes curriculares, com vistas a fortalecer a autonomia dos adolescentes. O momento de Transição de Etapas é histórico e inovador em nosso Sistema Municipal de Ensino, uma vez que oportuniza aos alunos do 5º ano vislumbrar os seus primeiros dias de aula no 6º ano e realizarem uma transição tranquila, segura e confiante”., completa Elisângela.

Fotos: Mauro Fernando (Educamoc)

Leia também:
Escola Sebastião Mendes realiza Chá Literário com tema Consciência Negra
Secretaria Municipal de Educação realiza cerimônia de premiação dos “Relatos de Boas Práticas”
Alunos do Cemei Dona Ruth Tupinambá participam de visitas a pontos turísticos de Montes Claros
Escola Rozenda Zane realiza “III Feira de Ciências, Arte e Cultura”