Educamoc - O Portal da Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros
Publicado Seg, 16 de Abril de 2018 às 14:48. Visualizações: 2.050. Imprimir
SME realiza lançamento dos programas ‘Novo Mais Educação’ e ‘Mais Alfabetização’

Farley Henrique (Educamoc)

A Secretaria Municipal de Educação realizou na manhã desta terça-feira, 16 de abril, na Associação Paula Elisabete, a solenidade de lançamento do Programa Novo Mais Educação, que tem como objetivo oferecer atividades complementares curriculares em contraturno escolar.

O Novo Mais Educação, que irá contemplar, em modo piloto, os alunos do Ensino Fundamental (5º ao 9º ano) da Escola Municipal João Valle Maurício, será implementado por meio de acompanhamento pedagógico em Língua Portuguesa e Matemática, mediante a complementação da carga horária em cinco horas semanais no contraturno escolar. 

Na solenidade

Além do Programa Novo Mais Educação, foi apresentado também, nesta segunda, o Programa Mais Alfabetização, que tem como objetivo fortalecer e apoiar as escolas no processo de alfabetização dos alunos das turmas do primeiro e segundo anos do Ensino Fundamental. Ao todo serão contempladas 36 unidades escolares do Sistema Municipal de Ensino. 

Participaram da solenidade o prefeito de Montes Claros, Humberto Souto; a presidente da Associação Paula Elizabete, Irmã Maria Gardim, secretário municipal de Educação, Benedito Said; a coordenadora de Projetos Especiais da SME, Zenilca Damásio; o diretor financeiro da SME, Valdoir Lázaro; a gerente administrativa da SME, Rejane Veloso; a diretora técnico-pedagógica da SME, Elisângela Veloso; a coordenadora de patrimônio da SME, Soraya Figueiredo; o vereador Sóter Magno; diretores de escolas, funcionários da Associação Paula Elisabete e servidores da Secretaria Municipal de Educação (SME).

"São dois programas importantes que tem um único propósito - elevar a qualidade do ensino. Nós sabemos que existe a escolarização, e esta depende também do domínio das letras, do domínio dos números; domínio de conhecimentos que garantam de fato que a pessoa seja desenvolvida, seja cidadã completa. Daí esses programas, que ainda são pilotos, mas que esperamos colher os melhores resultados possíveis", explica o secretário municipal de Educação, Benedito Said.

Para a presidente da Associação Paula Elizabete, Irmã Maria Gardim, esta parceria com o município "não é só importante, mas fundamental!". "A articulação das políticas públicas para o atendimento dessas comunidades mais vulneráveis é prioritária e, por isso, temos percorrido todo um caminho de construção, pois além de programas que viabilizam projetos diretamente ligados ao desenvolvimento social, nós também temos a necessidade de articular a questão da educação, que é fundamental para o desenvolvimento da criança e do adolescente, para garantir um futuro de qualidade", afirma.

Fotos: Farley Henrique (Educamoc)

Leia também:

‘Dia L Municipal - Dia da Leitura’ será na próxima quarta-feira

Trilha da Leitura leva o teatro a outras instituições de ensino da cidade

Lançamento do projeto ‘Tem literatura aqui’ na Escola Rozenda Zane

'Celebração da Páscoa' na Escola Irmã Beata