Educamoc - O Portal da Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros
Publicado Seg, 27 de Novembro de 2017 Imprimir
SME realiza Mostra de Ciências e Tecnologia

Com o objetivo de estimular a cultura investigativa, da criatividade e inovação nos alunos, e mostrar a população de Montes Claros os trabalhos desenvolvido pelo Sistema Municipal de Ensino nas escolas, a Secretaria Municipal de Educação, por meio das Coordenadorias de Educação Fundamental e Infantil, realizou na sexta-feira, 24 de novembro, uma ”Mostra de Ciências e Tecnologia”, com os temas “Meio Ambiente, Saúde e Sustentabilidade” e “Mundo Subterrâneo”.

Durante o evento, que contou com a participação de todas as escolas do Sistema Municipal, foram expostos, em estandes montadas na Praça, diversos trabalhos desenvolvidos pelos alunos em sala de aula. Quem passou pela mostra pode conferir experiências como: um Ar Condicionado, confeccionado com materiais recicláveis; um Aspirador de Pó, projetos de geração de energias renováveis e projetos de reutilização de recursos hídricos.

Além da exposição dos projetos voltados para ciência e tecnologia, a Mostra foi também a culminância do ‘Mundo Subterrâneo: o que há embaixo dos nossos pés? ’, temática da Educação Infantil municipal (EI), desenvolvida ao longo do segundo semestre letivo de 2017, que proporcionou um estudo sobre o mundo subterrâneo, por meio de pesquisas, passeios educativos e diversas atividades que tiveram como objetivo conscientizar os alunos sobre a importância da conservação e da preservação do meio ambiente. Na oportunida, foram expostos os trabalhos voltados para a temática, desenvolvidos pelos alunos em todos os CEMEI’s.

“A Mostra foi muito positiva. A ideia desde o início foi a de instigar nossos alunos a ter uma maior criticidade, uma maior criatividade... buscar dentro da pesquisa um desenvolvimento cientifico mais atuante; daí partiu a proposta de montar uma feira de ciências e tecnologia, onde poderíamos expor esses trabalhos e mostrar a população o trabalho desenvolvido pelo Sistema Municipal de Ensino nas escolas. Mostrar que não trabalhamos apenas a teoria, mas também a prática. E nós sabemos que a prática consolida a teoria”, comenta a analista de ciências da SME, Raquel Sezilio, uma das coordenadoras da Mostra, ao lado da analista curricular de geografia da SME, Helen Vieira. "Agradecemos ao pessoal da Zoonoses, da Secretaria Municipal de Saúde, da Facit e todos os servidores da SME que se empenharam para que tudo acontecesse com muito sucesso”, completa Raquel.

Para o diretor da E. M. Dona Vidinha Pires, Fernando Soares Andrade, essa foi uma oportunidade “muito significativa para as escolas e Secretaria”. “Muito importante, pois deu a oportunidade de as escolas exporem os trabalhos desenvolvidos nas unidades - trabalhos estes de muita qualidade! Como o da nossa escola, que trabalhou a conservação de um patrimônio público - o parque municipal Milton Prates, e também mostra o ótimo trabalho que tem sido desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação”, destaca o diretor.

Fotos: Mauro Fernando (Educamoc)

Leia também:

CEMEI José Braz Filho desenvolve projeto que visa facilitar transição dos alunos do Ensino Infantil para o Fundamental

Trilha da Leitura realiza “apresentação especial” no plenário da antiga Câmara de Montes Claros

SME promove Mostra de Ciências e Tecnologia na próxima sexta

IFNMG promove formatura dos cursos técnicos ofertados em parceria com a SME