Educamoc - O Portal da Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros
Publicado Seg, 26 de Fevereiro de 2018 Imprimir
SME realiza primeira 'Formação Continuada' de 2018

Farley Henrique (Educamoc)

A Secretaria Municipal de Educação (SME) realizou no último sábado, 24 de fevereiro, a primeira 'Formação Continuada' para professores, supervisores e diretores de 2018. Diferente dos outros anos, a Formação contou com quatro núcleos, onde cada um deles abordou um segmento específico. 

"Essa iniciativa de abordarmos tudo em um único dia, e de maneira particular de acordo com a especificidade de cada seguimento, trouxe uma praticidade enorme. Foi muito importante para que diretores, supervisores e professores tivessem uma formação continuada para aprimorar conhecimentos. Ao longo da Formação foram tratados de variados aspectos, como inclusão, planejamento escolar, e o planejamento de sala de aula. Esta é a primeira de seis formações que acontecerão ao longo do ano", explica a diretora técnico-pedagógica da SME, Elisângela Mesquita. 

 A Formação 

No sábado, a primeira 'Formação Continuada' de 2018 foi dividida da seguinte forma: para os professores, diretores e supervisores da Educação Infantil, foi realizado, no Auditório da Escola Técnica, uma mesa redonda sob a coordenação da equipe da Coordenadoria de Educação Inclusiva da SME, onde foram abordados os temas: ofertas, atendimentos e perspectivas voltadas para inclusão. 

Com o tema Planejamento Escolar, foi realizado no Auditório do CAIC do Renascença a 'Formação Continuada' para os supervisores do 1º ao 5º ano. No Auditório das Faculdades Santo Agostinho aconteceu a Formação para os professores do Ensino Fundamental Anos Finais e 2º Segmento da EJA, com o tema Planejamento. Ainda no dia 24, na Biblioteca do CAIC do Renascença, foi realizado a Formação para os diretores, supervisores e professores do Ensino Fundamental Anos Finais e 1º Segmento da EJA.

"Esse trabalho de preparação de professores, supervisores e diretores é muito importante, pois mostra que estamos formando uma coletividade; um grupo de trabalho visando a qualidade. Todos estão imbuídos em um só propósito: fazer uma educação de qualidade e planejar; não só para o hoje, mas, principalmente, para o tempo que virá", destaca o secretário municipal de Educação, Benedito Said.

Para a supervisora Luciene de Freitas Malveira, esta foi uma "excelente oportunidade para esclarecer dúvidas". "Gostei bastante, pois esclareceu muitas dúvidas relacionadas a inclusão e relacionadas ao nosso trabalho diário com os alunos que necessitam de cuidados especiais. Foi bastante proveitoso!", afirma.

Fotos: Mauro Fernando (Educamoc) e Acilege Santos

Leia também:

Seleção de formador local do PNAIC 2018

Escola Rotary São Luiz recebe oficina sobre preservação ambiental

Começou a entrega dos kits de material escolar

SME promove treinamento para cantineiras do Sistema Municipal de Ensino