Educamoc - O Portal da Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros
Publicado Quin, 05 de Setembro de 2019 às 11:41. Visualizações: 116. Imprimir
SME realiza reunião com diretores escolares focada nos simulados para a Prova Brasil

Farley Henrique (Educamoc)

A Secretaria Municipal de Educação (SME) realizou na última terça-feira, no auditório da Fiemg, Regional Norte, uma reunião com os diretores escolares do Sistema Municipal de Ensino para o repasse de orientações quanto a realização dos simulados de preparação para a Prova Brasil do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), de 5° e 9° ano.

Na reunião, que contou com a presença da secretária municipal de Educação, Rejane Veloso e, de outros representantes da SME, os diretores foram orientados sobre as suas atribuições e as dos aplicadores no momento da aplicação dos simulados, que acontece nos dias 14 de setembro para o 9° ano, na Escola Normal; e 20 de setembro para o 5° ano, na própria unidade escolar.

“A reunião foi positiva. Além de orientações quanto aos simulados, foi possível discutir outros aspectos e, ainda, sanar diversas dúvidas que os gestores escolares tinham.”, avalia o coordenador dos Anos Finais da SME, Rômulo Ferreira. 

Para a diretora técnico-pedagógica da SME, Elisângela Mesquita, a pauta de reunião atendeu satisfatoriamente às expectativas, em virtude da aproximação dos simulados, que visam preparar os alunos para as provas que farão em outubro, o que resultará no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). 

“Nesse sentido, a SME construiu o “Plano de Intervenção 2019”, com desdobramentos em várias ações, tais como, capacitação para os professores dos 5º e 9º anos, focada nos descritores de Língua Portuguesa e Matemática, reuniões com diretores, supervisores e professores das respectivas áreas de conhecimento, aulas de intervenção pedagógica realizada pelo professor recuperador, por meio de extensão de carga horária, aulas motivacionais para os alunos dos 9º anos, visitas às escolas pelos analistas educacionais e curriculares, acompanhamento e orientações aos diretores escolares pelos inspetores para a correção da distorção idade-série, suporte didático-pedagógico às escolas com sugestões de jogos e atividades para o trabalho com os descritores, aplicação de seis simulados e bancos de questões relacionadas aos descritores. Logo, a SME e todas as escolas estão envolvidas, engajadas e comprometidas na preparação dos alunos para a Prova Brasil.”, completa Elisângela.

Fotos: Farley Henrique (Educamoc)

Leia também:
“Minha Cidade, Meu Tesouro”: Trilha da Leitura visita mais quatro escolas do campo
Escola Aurora Monteiro promove sábado descontraído em comemoração ao Dia da Família
Trilha da Leitura retoma o projeto “Geladeira Literária”
Trilha da Leitura inicia os trabalhos do semestre