Educamoc - O Portal da Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros
Publicado Ter, 24 de Março de 2020 às 12:34. Visualizações: 1.642. Imprimir
“Sons aqui e acolá: o som em todo lugar!”: Centro Capelo Gaivota realiza abertura do projeto na instituição

Parceira da Secretaria Municipal de Educação (SME), o Centro Pedagógico Capelo Gaivota, realizou no dia 17 de março o lançamento do projeto “Sons aqui e acolá: o som em todo lugar!”, na unidade. Proposto pela SME, o Anteprojeto visa explorar, por meio de brincadeiras e situações lúdicas, os diversos sons existentes, destacando o papel da consciência fonológica no aprendizado da escrita alfabética.

Sob a direção da presidenta/diretora, Maria da Conceição Mendonça Silva, e coordenação da supervisora Maria Thereza Moura, o evento de detonação do projeto contou com a participação expressiva dos alunos. Na ocasião foram utilizados instrumentos alternativos, que produziam efeitos sonoros e imitavam variados ruídos do cotidiano, como sons da chuva, vento, temporal, pássaros e animais. Os sons foram emitidos por trás de um painel, de forma que os instrumentos utilizados ficaram escondidos, aguçando a imaginação e a curiosidade da plateia.

“Com essa entusiasmada demonstração, a plateia formada por alunos e demais membros da comunidade escolar, teve a oportunidade de apreciar o som específico de cada instrumento das famílias das peles, madeiras e metais, como também a combinação de todos eles ecoando simultaneamente.”, destaca a diretora Maria da Conceição.

Ainda segundo a diretora, tudo isso “foi apenas o início de uma extensa e fascinante viagem ao universo sonoro, que ainda será minuciosamente pesquisado e experimentado com muita criatividade pelos alunos durante esse semestre. Toda essa emocionante abertura foi criteriosamente organizada pelas professoras Patrícia da Silva Ferreira, Yara Cristina Biondi e Luciléia C. Teixeira Germano, trabalhando em parceria em prol do sucesso e grandioso resultado em que esse inspirador projeto irá culminar.”, afirma Maria da Conceição.

Texto: Farley Henrique (Educamoc) e Centro Pedagógico Capelo Gaivota
Fotos: Centro Pedagógico Capelo Gaivota

Leia também:
Prefeitura determina suspensão das aulas a partir da próxima segunda
Escritora Éllen Santa Rosa do é homenageada em projeto de leitura da Escola Sônia...
Trilha da Leitura compartilha as boas práticas de leitura das unidades de ensino
SME divulga Resultado Final do processo seletivo para os cargos de Analista de Educ...