Educamoc - O Portal da Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros
Publicado Seg, 09 de Março de 2020 às 11:44. Visualizações: 1.951. Imprimir
“Sons Aqui e Acolá: o som em todo lugar!” é a temática da Educação Infantil Municipal para o primeiro semestre de 2020

Farley Henrique (Educamoc)

A Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio da Coordenadoria de Educação Infantil da SME, apresentou na última sexta-feira, 06 de março, o Anteprojeto “Sons Aqui e Acolá: o som em todo lugar!”, temática a ser explorada nos Cemei's e escolas com educação infantil no primeiro semestre letivo deste ano. Apresentado durante reunião realizada no auditório do Centro de Ciências Humanas da Unimontes com diretores e supervisores, o Anteprojeto visa explorar, por meio de brincadeiras e situações lúdicas, os diversos sons existentes, destacando o papel da consciência fonológica no aprendizado da escrita alfabética.

“A temática em questão resultou das análises propostas pela metodologia de monitoramento, tendo em vista as lacunas existentes em torno de habilidades que constitui-se em pré-requisitos para  o desenvolvimento das hipóteses de escrita pela criança. Além de fomentar a percepção auditiva em relação aos sons do ambiente, da natureza e do corpo.”, explica a coordenadora da Educação Infantil Municipal, Jane Aparecida Lopes.  

No lançamento

No evento, além dos objetivos, eixos de trabalho e o cronograma, os presentes puderam acompanhar a apresentação do novo espetáculo teatral do Programa de Leitura Municipal Trilha da Leitura, a peça “Memórias de sons”, dedicada aos alunos da Educação Infantil. Também na oportunidade, foram realizadas dinâmicas e momento de depoimentos com relatos sobre a importância do som no dia a dia. 

“Essa temática é muito importante, porque é um projeto que vai gerar atividades e ações para aguçar a curiosidade da criança e desenvolver a parte auditiva de reconhecimento dos sons, de aguçar a percepção e a observação. É um projeto que vai contribuir com um trabalho lúdico, artístico e a aprendizagem de forma geral das crianças”, destaca a secretária municipal de Educação, Rejane Veloso.

O lançamento do Anteprojeto para os professores nas instituições acontece no próximo dia 13 de março. O encerramento está previsto para o dia 11 de julho.  

"Acreditamos que o projeto vai ser um sucesso, uma vez que é um trabalho que a Educação Infantil já realiza e com o 'Sons aqui e acolá: O som em todo lugar, será possível explorar os variados sons do ambiente de forma lúdica, tendo como pano de fundo a consciência fonológica, o que irá favorecer o desenvolvimento do aprendizado da escrita alfabética das crianças do Sistema Municipal de ensino.", disse Jane. 

Fotos: Farley Henrique (Educamoc) e Mauro Fernando (Educamoc) 

Leia também:
SME realiza treinamento sobre novo Sistema de Gestão Escolar para diretores e supervisores
Coordenadoria de Nutrição e Segurança Alimentar da SME realiza treinamento para cantineiras com foco...
“A importância da parceria entre a família e escola na aprendizagem integral da criança”, foi ...
Carnaval no Cemei Paulo Freire