Educamoc - O Portal da Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros
Publicado Seg, 09 de Outubro de 2017 Imprimir
TCEMG realiza “Encontro Técnico: o Tribunal de Contas e os Municípios” em Montes Claros e visita Escola Dú Narciso

Farley Henrique (Educamoc)

Nos dias 05 e 06 de outubro Montes Claros foi sede do “Encontro Técnico: o Tribunal de Contas e os Municípios”, realizado no auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams). Promovido pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), o evento contou com participação de gestores dos municípios norte-mineiros - em especial das secretarias municipais de educação, representantes do TCEMG e profissionais da educação. 

Durante o encontro, foi abordado o papel dos tribunais de contas no controle das políticas públicas da educação, o Plano Nacional de Educação (PNE), os aspectos jurídicos da gestão de pessoal dos profissionais da educação no PNE, o controle da qualidade da Educação, gestão dos caixas escolares, parcerias com a sociedade civil e educação empreendedora. Ainda na oportunidade, foi apresentado o ‘Projeto na Ponta do Lápis’, que visa o controle das políticas públicas da Educação, e, o aplicativo ‘Na Ponta do Lápis’, ferramenta de diagnóstico da educação voltado para gestores e comunidade escolar. Clique aqui e veja as fotos do evento.

Projeto Conhecer visita a Dú Narciso

Ainda no dia 05 de outubro, a equipe do TCEMG, composta pela procuradora do Ministério Público de Contas Cristina Melo, pela coordenadora do "Na Ponta do Lápis", Naila Mourthé; pela coordenadora de Fiscalização de Editais de Licitação, Érica Apgaua; pela coordenadora de Cerimonial e Relações Públicas, Renata Péret; e pelo coordenador do Jornalismo, João Cerqueira, acompanhados pelo diretor administrativo e financeiro da Secretaria Municipal de Educação, Valdoir Lázaro, esteve na Escola Municipal Dú Narciso. A visita faz parte das ações do Projeto Conhecer, onde a equipe busca esclarecer a comunidade escolar sobre cidadania, funcionamento da Corte de Conta e convidam os participantes para ajudarem na fiscalização.

Na atividade, que contou com a participação de 64 alunos da unidade escolar, foi exibida a animação “A Fábula da Corrupção”. Na sequência, a equipe do TCEMG promoveu um bate-papo com os alunos sobre a fábula e o que ela despertou neles, sobretudo no aspecto de conscientização da importância do tema. Clique aqui e veja as fotos da visita.

Para a diretora da Escola, Mary Rodrigues Lopes, a visita “foi muito válida. Despertou nos nossos alunos a conscientização do problema que é a corrupção, e os inspirou a participar no combate a este problema, por meio da fiscalização”, explica a diretora. 

Fotos: Amarildo de Souza, Acilege Santos e Mauro Fernando

Leia também:

SME realiza 'II Eu vou fazer a Prova Brasil'

Coordenadoria de Educação Inclusiva representa Montes Claros no XIII Congresso Nacional...

Jogos Internos e Semana da Criança na Escola Maria de Lourdes

Semana da Criança com a Trilha da Leitura