Educamoc - O Portal da Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros
Publicado Ter, 17 de Março de 2020 às 12:13. Visualizações: 5.594. Imprimir
Trilha da Leitura compartilha as boas práticas de leitura das unidades de ensino

A equipe do Programa de Leitura Municipal Trilha da Leitura irá compartilhar ao longo deste ano as boas práticas de leitura realizadas nas unidades de ensino. A atividade faz parte das etapas de trabalho da nova temática “Leitura vai, escrita vem: Memórias”, uma vez que os depoimentos são memórias de atividades já realizadas nas instituições de ensino, em anos anteriores.

“As memórias são fundamentais para resgatarmos a nossa história. Relembrar e compartilhar as boas práticas de leitura oportuniza debate, reflexão e novas ideias para o trabalho de leitura nas unidades de ensino. Precisamos contar que as escolas estão lançando livros, valorizando a leitura não só na aula de Língua Portuguesa, mas em todos as disciplinas. São aspectos fundamentais e precisam ser compartilhados, para que o presente continue fazendo novas memórias!”, destaca a coordenadora do Programa, Éllen Santa Rosa.

Primeiras apresentações 

No último dia 20, quando foi lançado o novo tema de trabalho do Trilha, algumas instituições puderam compartilhar com os presentes as suas experiências por meio de depoimentos, slides, vídeos e fotos. Na ocasião, o Cemei Professora Maria da Conceição de Almeida Costa (Cemei Cintra) realizou o lançamento do livro “Maria Alice e a Boneca perdida”, de Anne Yasmim de Jesus Oliveira, com participação da auxiliar de docência, Eliane Terezinha; e a E. M. Geraldo Pereira de Souza, lançou “Conversas em versos”, dos alunos do 6º ano, em 2019, que é fruto do trabalho com o projeto “Relicário de amor”.

Ainda no evento a E. M. João Valle Maurício apresentou o livro “Um Coração aberto para a Paz” (confira o relato no vídeo), da professora Maria Cleonice de Oliveira; o jornal “J.V.M. em Foco - um jornal a serviço da educação”, que foi instituído na unidade em 2015 pela professora de Língua Portuguesa, Daniele Maciel e, pela analista de conteúdos curriculares, Sheila Revert. A E. M. Rozenda Zane apresentou suas atividades literárias: café com cordel, café literário, pizza literária, livro na caixa, gaiola literária, narrativas por turmas e turmas com nomes de autores. 

“O nosso município é muito rico em atividades de incentivo à leitura; não só para as crianças da educação infantil, mas perpassa todo o Ensino Fundamental e Eja. Numa época em que as mídias socias estão tão presentes na vida de todos, precisamos fazer uso delas para divulgar, compartilhar as ações de literatura significativas de toda a comunidade escolar. O nosso objetivo é compartilhar todas as memórias das escolas, que poderão nos enviar seus trabalhos com fotos no e-mail do trilha montesclarosnatrilhadaleitura@gmail.com ou ligar para o (38) 99915- 4943.”, comenta Éllen.

Clique no nome da unidade e confira o projeto: 
Cemei Professora Maria da Conceição de Almeida Costa
E. M. Geraldo Pereira de Souza
E. M. João Valle Maurício
E. M. Rozenda Zane

Texto: Farley Henrique (Educamoc) e Trilha da Leitura

Leia também:
SME divulga Resultado Final do processo seletivo para os cargos de Analista de Educ...
“Sons Aqui e Acolá: o som em todo lugar!” é a temática da Educação Infantil Municipal...
SME realiza treinamento sobre novo Sistema de Gestão Escolar para diretores e supe...
Coordenadoria de Nutrição e Segurança Alimentar da SME realiza treinamento para ca...