Educamoc - O Portal da Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros
Publicado Ter, 05 de Novembro de 2019 às 13:19. Visualizações: 680. Imprimir
Trilha da Leitura em visita à biblioteca do Centro Cultural

A equipe do Projeto Montes Claros na Trilha da Leitura, dentro da proposta de visitar e valorizar as bibliotecas da cidade no intuito de incentivar a visitação para o exercício da leitura, esteve em visita à biblioteca do Centro Cultural Hermes de Paula no dia 29 de outubro, estimulando as pessoas que passavam pelo local a leem.

“As bibliotecas são excelentes espaços para a prática da leitura. Atualmente, sabemos que a internet possibilitou facilidade e eficiência nas pesquisas e leituras, uma vez que através dos celulares e computadores, as pessoas realizam tais atividades em casa, o que é um ponto positivo. Porém, não podemos negar que essa facilidade afastou o leitor/pesquisador das bibliotecas, que se vê cada vez mais dentro de casa, deixando de visitar esse lugar privilegiado para o desenvolvimento de habilidades essenciais ao ser humano, porque um livro leva a outro, uma leitura leva à outra. Sem contar as relações humanas, que são estreitadas num passeio a uma biblioteca e que o mundo virtual não possibilita.”, comenta a coordenadora do Trilha, Éllen Santa Rosa.

Para a professora e integrante do Trilha, Maria Deusdima Silva, a visita trouxe importantes lembranças. “Senti uma certa nostalgia ao entrar aqui. É um espaço que me acompanhou durante todos os anos dos meus estudos. Vale a pena valorizar, incentivar… é um espaço com livros excelentes e ambiente propício ao estudo e à leitura. Fiquei encantada ao encontrar aqui, hoje, um espaço propício aos estudos, com silêncio, clima agradável e acesso a milhares de livros, revistas e, ainda, internet gratuita.”, completa Deusdima. 

As visitas às bibliotecas e demais espaços especiais para a prática da leitura continuarão a fazer parte do trabalho do Trilha. “O nosso objetivo é visitar as bibliotecas, mostrando o seu acervo, seu valor e incentivar a visitação das mesmas na cidade como um todo.”, explica Éllen.

Texto: Trilha da Leitura e Farley Henrique (Educamoc)
Fotos: Trilha da Leitura