Educamoc - O Portal da Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros
Publicado Ter, 09 de Abril de 2019 às 10:49. Visualizações: 3.508. Imprimir
Trilha da Leitura inicia as apresentações de seu novo teatro nas unidades de ensino

Em continuidade ao trabalho iniciado no segundo semestre de 2018, “Na trilha da paz”, a equipe do Projeto Montes Claros na Trilha da Leitura aborda, neste ano, em suas apresentações, o cuidado com o meio ambiente em consonância com a temática da Educação Infantil, “Cadê o cerrado que tava aqui?”. A equipe do Trilha já esteve presente com o novo trabalho nos CEMEI’s Mundo da Criança, Deputado Antônio Pimenta e Dona Ruth Tupinambá, nos dias 03 e 05 de abril.  

No teatro, que será apresentado em todas as unidades com educação infantil do município, a personagem Lalinha, após presenciar um incêndio no quintal da casa da sua avó, aprende, por meio da leitura da história “Meu Quintal”, de Éllen Santa Rosa, como recuperar o quintal do sítio, que foi todo queimado, e ajuda a avó. Ao final, os alunos são convidados a recuperar o cerrado e viver em paz com o meio ambiente. 

“Esta é mais uma oportunidade de aliarmos aprendizagem e leitura de uma forma prazerosa; cuidar do ambiente deve ser uma lição a ser aprendida desde cedo.”, destaca a professora e integrante do Trilha, Sayonara Nascimento. 

De acordo com a coordenadora do Trilha, Éllen Santa Rosa, a literatura, de uma forma leve e prazerosa, vem para dá o recado e contribuir na conscientização dos alunos. “As crianças estão aprendendo a preservar o cerrado, ação tão importante para nós, que moramos no Norte de Minas e necessitamos falar muito sobre o assunto, uma vez que o nosso cerrado está cada vez mais devastado e destruído. É muito bom fazer parte dessa história!”, afirma.  

Clique no nome da unidade e confira como foi a apresentação no local: Mundo da Criança, Deputado Antônio Pimenta e Dona Ruth Tupinambá

No blog do Trilha da Leitura estão disponibilizados histórias, músicas e poemas para subsidiar o trabalho nas instituições. Clique aqui e confira.

Texto: Farley Henrique (Educamoc) e Trilha da Leitura
Fotos: Trilha da Leitura

Leia também:
Coordenadoria de Ensino Fundamental - Anos Finais promove “1º Encontro...
Dia Nacional do Braille
Mês de março no Centro Capelo Gaivota teve volta às aulas e comemorações do...
Lançamento do projeto "Cadê o cerrado que tava aqui?" no CEMEI Raimundo Neto