Educamoc - O Portal da Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros
Publicado Seg, 25 de Setembro de 2017 Imprimir
Trilha da Leitura premia os vencedores do concurso de escrita ‘Reescrevendo Montes Claros’

Farley Henrique (Educamoc)

Começou na manhã desta segunda-feira, 25, no plenário da antiga Câmara Municipal de Montes Claros, a entrega da premiação do concurso de escrita ‘Reescrevendo Montes Claros’, para os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental - Anos iniciais, promovido pelo Projeto Montes Claros na Trilha da Leitura (MCTL) e desenvolvido no primeiro semestre letivo de 2017, durante as atividades do projeto ‘Nas Trilhas Literárias de Montes Claros’.

Antes da entrega dos certificados de participação e do kit de livros literários aos vencedores, que contou com a presença dos alunos e professores da E.M Profª. Júlia Aguiar e CEMEI Dep. Antonio Pimenta e, de representantes da Secretaria Municipal de Educação, a turma da leitura realizou uma reapresentação do espetáculo teatral: ‘Nas Trilhas Literárias de Montes Claros - Uma viagem encantada pela história de Montes Claros’, que aborda a história da cidade desde o Arraial das Formigas até os dias atuais.

Concurso

No concurso, a equipe do Trilha permitiu que as escolas escolhessem a forma de reescrever a história de Montes Claros, seja por meio de poemas, músicas, versos ou produção de livros. Para premiação foram escolhidos os trabalhos que mais se destacaram pelo conteúdo.

“Foi um trabalho enriquecedor e mais uma vez a equipe do Trilha permitiu que as escolas escolhessem a forma mais significativa de reescrever a história da cidade. Assim, a nossa história foi reescrita com emoção e verdade. Sentimos que contribuímos para que a nossa história continue sendo escrita por todos”, afirma a coordenadora do MCTL, Éllen Santa Rosa.

Para a professora da E.M Profª. Júlia Aguiar, Nilda Aparecida de Oliveira, o concurso além de promover o aprendizado sobre a história da cidade, ainda possibilitou a elevação da autoestima dos alunos. “Quando receberam a noticia da premiação foi perceptível o quanto a autoestima dos alunos melhorou. Quando começamos com o trabalho, muitos deles não conheciam a cidade presencialmente, tudo foi novidade; então, procuramos trabalhar a história mais antiga de Montes Claros. Foi muito gratificante esse trabalho porque os alunos participaram de forma ativa e tiveram a curiosidade de conhecer a história, onde mostramos a importância do passado para o futuro da cidade”, comenta a professora Nilda.

Continuação

A cerimônia de premiação continua nesta segunda às 15h e, amanhã, às 9h e 15h, no mesmo local. 

Fotos: Farley Henrique (Educamoc)

Leia também:

Semana em comemoração ao Dia do Surdo

Gestão Administrativa foi tema do 5º Encontro da “Formação para os gestores escolares municipais: Gestão Escolar em 5 Dimensões”

“Minha Escola, Meu Mundo: Mais Verde, Mais Vida”: Escola Sebastião Mendes desenvolve projeto ecológico para diminuir os impactos...

Coordenadoria de Nutrição e Segurança Alimentar realiza evento em comemoração ao dia do Nutricionista na SME