Educamoc - O Portal da Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros
Publicado Sex, 28 de Dezembro de 2018 às 12:29. Visualizações: 140. Imprimir
Trilha da Leitura prestigia eventos em culminância ao projeto “Na Trilha da Paz”

Farley Henrique (Educamoc)

A equipe do projeto Montes Claros Trilha da Leitura prestigiou, no final do mês novembro, os eventos em culminância ao projeto “Na Trilha da Paz”, desenvolvido no segundo semestre de 2018 nas escolas do Ensino Fundamental – Anos Iniciais. No período, a equipe esteve na “Mostra de Saberes e Fazeres” das escolas Irmã Beata e Crisantino Borém; e na formatura da Escola Egídio Cordeiro, que teve como slogan: “Não existe caminho para a paz; a paz é o caminho!”. 

A partir de um planejamento realizado em conjunto com as equipes do Trilha da Leitura e do Ensino Fundamental - Anos Iniciais, da Secretaria Municipal de Educação, as escolas do Sistema Municipal de Ensino, com Ensino Fundamental - Anos Iniciais, desenvolveram diversas atividades voltadas para o tema Paz. 

“O material disponibilizado pela equipe do Trilha, junto com a equipe dos Anos Iniciais, oportunizou debates, leituras e produções ricas sobre o tema. Visitando as escolas no segundo semestre, participamos de muitas produções surpreendentes: os alunos estão entendendo o recado!”, explica a professora e integrante do Trilha, Deusdima Silva. 

Nas visitas 

Durante as visitas, com o objetivo de convidar os alunos, por meio da leitura de livros sobre o tema, a trilharem o caminho da paz, através do diálogo, da convivência e realização de boas ações, o Trilha da leitura apresentou o teatro “Na trilha da paz”, uma adaptação de “Quem são meus verdadeiros heróis?”, em todas as escolas do Ensino Fundamental, para incentivar o trabalho com o tema.  

“Muitas escolas se mobilizaram sobre o tema; vimos passeatas, debates, criação de livros, e muitas outras atividades. No ano que vem, daremos sequência ao trabalho, uma vez que a paz deve ser construída diariamente não só na escola, mas na vida.”, afirma a coordenadora do Trilha, Éllen Santa Rosa.

Fotos: Trilha da Leitura

Leia também:
“Ler no natal é muito legal!”: Trilha da leitura realiza doação de livros em mais duas entidades
Lançamento do projeto “Esporte Cidadão”
Parceira da SME, Centro Capelo Gaivota realiza projeto interdisciplinar para celebrar a Primavera
Trilha da Leitura apresenta em mais seis entidades parceiras