Educamoc - O Portal da Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros
Publicado Ter, 09 de Junho de 2020 às 11:42. Visualizações: 48.123. Imprimir
Trilha da Leitura realiza reuniões virtuais de trabalho para planejamento de ações

Com o objetivo de planejar ações que visam incentivar à leitura e a escrita em casa, a equipe do Projeto Montes Claros na Trilha da Leitura tem realizado semanalmente, por meio de um aplicativo de comunicação por vídeo, reuniões virtuais de trabalho. Entre as atividades planejas nos encontros via internet, destaque para o concurso de escrita “Leitura vai, escrita vem - memórias”, lançado no dia 5 de junho, que tem como proposta aproximar mais os alunos do processo de aprendizagem neste período de distanciamento social e aulas remotas. 

“É fundamental que nos reinventemos, durante esse período, para que possamos, da melhor forma possível, continuar nossa jornada de educadores. Sabemos que não é fácil, porém, a literatura vem nos ajudar com a sua subjetividade e leveza. Ler um bom livro continua sendo a melhor forma de lidar com as emoções! Cada professor que compõe o Trilha trabalha em uma instituição municipal de ensino e está ligado aos alunos e aos demais profissionais, na rotina de atividades remotas. Assim, as reuniões virtuais oferecem espaço para troca de informações e ideias da melhor forma de chegarmos até os alunos. Principalmente aqueles que não têm acesso aos canais virtuais de aprendizagem.”, comenta a coordenadora do Trilha, Éllen Santa Rosa. 

Para a professora e integrante do Trilha, Ruth Nobre Aguiar, as reuniões virtuais tem sido muito positivas. “Estão sendo muito boas. Assim, continuamos uma equipe de trabalho, que analisa, planeja e executa ações para o incentivo da leitura e escrita dos alunos, mesmo em meio a uma pandemia, como a que estamos vivendo.”, destaca.  

Sobre o concurso 

No concurso de escrita “Leitura vai, escrita vem – Memórias!”, os alunos, divididos por segmento educacional, irão ler o material literário disponibilizado no blog Educamoc Play e farão as atividades propostas de acordo com orientações e supervisão dos pais e/ou responsáveis. A premiação será livros que serão levados na casa dos alunos pela equipe do Trilha.   

“O concurso dará a oportunidade para os alunos lerem, escreverem e ainda cuidar do ambiente em que vivem: sua própria casa! As ações dos alunos serão divulgadas na mídia em geral e incentivarão a participação dos que estiverem desanimados com a falta das aulas presenciais.”, afirma a professora e integrante do Trilha, Maria Deusdima Silva. 

Texto: Farley Henrique (Educamoc) e Trilha da Leitura

Leia também:
SME promove reunião por videoconferência com gestores das escolas municipais
Leitura vai, escrita vem: Memórias!
Mesmo à distância, Cemei Amiguinhos da Adelour celebra Dia das Mães
Novo livro da coordenadora do Trilha da Leitura chega às livrarias de Montes Claros nesta semana