Educamoc - O Portal da Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros
Publicado Sex, 28 de Setembro de 2018 Imprimir
“Na Trilha da Paz”

partir de um planejamento realizado em conjunto com as equipes do Trilha da Leitura do Ensino Fundamental - Anos Iniciais da Secretaria Municipal de Educação (SME), as escolas do Sistema Municipal de Ensino, com Ensino Fundamental - Anos Iniciais, desenvolvem neste semestre o projeto “Na Trilha da Paz”. 

Durante o projeto, as unidades de ensino promovem diversas atividades voltadas para o tema. Ao final de cada uma delas, os alunos e funcionários são convidados a levantar o escudo da paz, que é um livro, que representa proteção contra a violência, a ignorância, a intolerância, a falta de respeito. 

O nosso escudo contra a violência pode ser um bom livro, uma boa leitura, que nos mostre como sermos pessoas pacíficas num mundo tão violento, onde as pessoas estão muito apressadas, sem tempo para a semeadura da paz”comenta a professora e integrante do Trilha, Deusdima Silva. 

Ações realizadas 

Até agora já foram realizadas, dentro do projeto, a “Caminhada Na Trilha da Paz” no dia 21 de setembro, promovida pelas escolas Celestino Pereira Salgado e Laudelina Fonseca, pelas ruas de seus respectivos bairros. No dia 25, foi realizado na E. M. Afonso Salgado uma apresentação do teatro “Super-heróis na trilha da paz!”. O mesmo teatro foi apresentado também na E. M. Jair de Oliveira, no dia 26. A peça é uma adaptação do espetáculo “Quem são meus verdadeiros heróis?”, que chama a atenção para o papel da família como construtora da Paz. 

O mundo precisa de Paz. E essa Paz está presente nos sorrisos que damos, no respeito mútuo, no amor à vida, na dedicação a tudo que fazemos. Amemos mais, abracemos mais por um mundo melhor", destaca a diretora da Celestino Pereira, Geralda Oliveira Silva. 

Projeto Montes Claros na Trilha da Leitura (MCTL) está presente em todos os eventos realizados nos educandários dentro do projeto, “Estamos aliando o tema proposto pela SME à literatura, desenvolvendo nas escolas municipais um trabalho literário voltado para a paz, com leituras, vídeos, músicas, textos, circuitos e teatro voltados para o tema, incentivando os alunos a promoverem a paz em todos os espaços.”, explica a coordenadora MCTL, Éllen Santa Rosa.

Fotos: MCTL, E. M. Celestino Pereira Salgado, E. M. Laudelina Fonseca, E. M. Afonso Salgado e E. M. Jair de Oliveira