Educamoc - O Portal da Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros
Publicado Sex, 28 de Setembro de 2018 às 11:57. Visualizações: 35.105. Imprimir
“Na Trilha da Paz”

partir de um planejamento realizado em conjunto com as equipes do Trilha da Leitura do Ensino Fundamental - Anos Iniciais da Secretaria Municipal de Educação (SME), as escolas do Sistema Municipal de Ensino, com Ensino Fundamental - Anos Iniciais, desenvolvem neste semestre o projeto “Na Trilha da Paz”. 

Durante o projeto, as unidades de ensino promovem diversas atividades voltadas para o tema. Ao final de cada uma delas, os alunos e funcionários são convidados a levantar o escudo da paz, que é um livro, que representa proteção contra a violência, a ignorância, a intolerância, a falta de respeito. 

O nosso escudo contra a violência pode ser um bom livro, uma boa leitura, que nos mostre como sermos pessoas pacíficas num mundo tão violento, onde as pessoas estão muito apressadas, sem tempo para a semeadura da paz”comenta a professora e integrante do Trilha, Deusdima Silva. 

Ações realizadas 

Até agora já foram realizadas, dentro do projeto, a “Caminhada Na Trilha da Paz” no dia 21 de setembro, promovida pelas escolas Celestino Pereira Salgado e Laudelina Fonseca, pelas ruas de seus respectivos bairros. No dia 25, foi realizado na E. M. Afonso Salgado uma apresentação do teatro “Super-heróis na trilha da paz!”. O mesmo teatro foi apresentado também na E. M. Jair de Oliveira, no dia 26. A peça é uma adaptação do espetáculo “Quem são meus verdadeiros heróis?”, que chama a atenção para o papel da família como construtora da Paz. 

O mundo precisa de Paz. E essa Paz está presente nos sorrisos que damos, no respeito mútuo, no amor à vida, na dedicação a tudo que fazemos. Amemos mais, abracemos mais por um mundo melhor", destaca a diretora da Celestino Pereira, Geralda Oliveira Silva. 

Projeto Montes Claros na Trilha da Leitura (MCTL) está presente em todos os eventos realizados nos educandários dentro do projeto, “Estamos aliando o tema proposto pela SME à literatura, desenvolvendo nas escolas municipais um trabalho literário voltado para a paz, com leituras, vídeos, músicas, textos, circuitos e teatro voltados para o tema, incentivando os alunos a promoverem a paz em todos os espaços.”, explica a coordenadora MCTL, Éllen Santa Rosa.

Fotos: MCTL, E. M. Celestino Pereira Salgado, E. M. Laudelina Fonseca, E. M. Afonso Salgado e E. M. Jair de Oliveira