Educamoc - O Portal da Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros
Publicado Quar, 31 de Julho de 2019 às 13:08. Visualizações: 6.978. Imprimir
Volta às aulas: Depois do recesso, aulas retornam com foco na Prova Brasil

Farley Henrique (Educamoc)

Após uma semana de recesso, de 22 a 28 de julho, todas as unidades escolares do Sistema Municipal de Ensino retomaram suas atividades na última segunda-feira (29) para o Segundo semestre letivo, que terá como o foco a preparação intensificada dos alunos para a Prova Brasil, que será realizada nos meses de outubro e novembro deste ano. 

A Prova Brasil, é uma avaliação realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC), aplicada a cada dois anos com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino ministrado nas escolas públicas de todo o país. Nos testes, aplicados aos alunos dos 5º e 9º anos), os estudantes respondem a questões de língua portuguesa, com foco em leitura, e matemática, com foco na resolução de problemas. As médias de desempenho são utilizadas como um dos parâmetros para aferir o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

De acordo com a secretária municipal de Educação, Rejane Veloso, este será um semestre onde a SME irá dar continuidade ao trabalho iniciado com foco na Prova Brasil, na preparação com os alunos do 5º e 9º anos para as provas de Português e Matemática, mais as de Ciências da Natureza e Ciências Humanas e de avaliação da alfabetização dos alunos do 2º, que neste ano será em forma de amostragem. 

“A nossa expectativa é de muito sucesso. Estamos trabalhando com o professor dentro da formação deles, fazendo um trabalho priorizando os descritores desta prova e trabalhando com os alunos de forma bastante impactante. No próximo sábado teremos uma formação para os professores do 5º ano; já tivemos com os professores do 9º ano e, também já fizemos um trabalho com alunos, na ação pedagógica “Eu vou fazer a Prova Brasil”.” , destaca a secretária. 

Foto: Mauro Fernando (Educamoc)

Leia também:
SME realiza terceira edição do “Eu vou fazer a Prova Brasil”
Coleta de dados do Censo Escolar 2019 encerra hoje
Arraiá da Aurora
Cadê o cerrado que tava aqui?: Escola Maria de Lourdes realiza exposição...