Aluna do Pré-Enem Municipal é aprovada em Medicina na Unimontes
Bruno Albernaz
A jovem Julie Danielle, de 20 anos, quase não acreditou quando viu o seu nome em oitavo lugar na lista de aprovados para o vestibular de Medicina da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Julie teve realizado um sonho cobiçado por muitos, sonho que teve uma parcela de contribuição do Pré-Enem Municipal.
Foi na unidade de preparação gratuita do bairro Major Prates que Julie passou o último ano de sua vida estudantil antes da Universidade. Mas, além do preparatório, a jovem teve toda a sua trajetória escolar trilhada em instituições públicas. O ensino básico, por exemplo, foi concluído na Escola Municipal Dona Vidinha Pires. A aluna chegou a frequentar um semestre como bolsista em um cursinho particular, mas foi no Pré-Enem Municipal que ela obteve as orientações que precisava.
“Eu não tinha condições de pagar um cursinho e optei pelo Pré-Enem Municipal. A princípio, eu achei que apenas ocuparia o meu tempo, que não teria tanto a acrescentar em conhecimento, mas fui surpreendida com o preparo dos professores. Muitos deles foram melhores que os que eu conhecia da rede particular”, afirma Julie.
Além dela, mais de 100 alunos, dos 12 núcleos do curso, foram aprovados em faculdades. Em expansão, o Pré-Enem disponibilizou este ano 3.160 vagas em todas as unidades. São 60 professores envolvidos no projeto que apresenta conteúdo programático voltado para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e para o vestibular tradicional da Unimontes.
Após quatro tentativas de aprovação, tendo ficado em sexto lugar na lista de espera na penúltima tentativa, a agora universitária Julie comemora a matrícula feita em um dos cursos mais concorridos do país.
“Deixo a mensagem a todos para acreditar. A família foi minha base. O meu pai me deixou à vontade para apenas estudar e eu retribuí a confiança. Agradeço a toda equipe do Pré-Enem e desejo sucesso e muito estudo aos alunos que estão começando”, conclui.
Vagas disponíveis
Vagas remanescentes – Com o fim do período de matrícula para o Pré-Enem, as vagas que restaram podem ser preenchidas desde segunda-feira, 09, pelos candidatos que se encontram na lista de espera. A matrícula deve ser realizada no mesmo local onde o candidato fez a inscrição socioeconômica. Os critérios de seleção observados para a seleção foram a situação socioeconômica, a ordem de inscrição do candidato, a renda familiar, aqueles que eram egressos da rede pública (ou bolsistas na rede privada), e aqueles em situação de desemprego.
As unidades do Pré-Enem estão localizadas nos bairros: Maracanã (CAIC), Renascença (CAIC), Delfino Magalhães (Escola Municipal Jason Caetano), Dr. João Alves (E. M. Professora Hilda Carvalho Mendes), São Judas (Salão Paroquial da Igreja de São Judas Tadeu), Independência (E. M. Professora Maria de Lourdes), Centro (E. E. Professor Plínio Ribeiro), Santos Reis (antigo prédio da E. E. Francisco Lopes da Silva) e Major Prates (E. M. Dona Vidinha Pires). A iniciativa também está presenta nas localidades de Lagoinha (E. M. Mariana Santos), Nova Esperança (E. M. Marilda de Oliveira) e Ermidinha (E. M. Caio Lafetá). Mais informações podem ser obtidas pelo 3229-8388.
Foto: Wilson Medeiros
Leia também: Reunião administrativa do Pré-Enem e Pré-Concurso Municipal e Carnaval do Tempo Integral Rotary São Luiz