Alunos de judô do Mais Educação Participam do JEMG

Farley Henrique
Alunos de judô do Programa Mais Educação Escola em Tempo Integral de Montes Claros, participaram entre os dias 04 e 09 de agosto da fase estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), realizada na cidade de Uberaba.
Na oportunidade, a competição de judô reuniu 400 alunos de 12 a 17 anos (masculino e feminino), representando mais de 50 escolas do estado. Montes Claros esteve representada por 45 atleta/alunos das escolas do sistema municipal e estadual de ensino.
Os nossos objetivos foram alcançados. “Conseguimos representar bem a nossa cidade (Montes Claros). Esta equipe é formada por alunos que praticam judô em projetos sociais nas escolas municipais da cidade, a maioria desses jovens vivem em situações de vulnerabilidade social, com este projeto estamos dando a oportunidade que esses jovens não tiveram de adquirir experiências no judô e na vida”, avaliou o professor coordenador de judô de Montes Claros, Fernando Alex Gonçalves.
Durante a competição, Montes Claros chegou ao pódio duas vezes. A primeira foi com a conquista do segundo lugar Feminino Modulo I, na categoria Pesado (Mais de 64kg), pela aluna do E.M. Dr. Dominguinhos Pereira, Aline Rafaela Pereira da Silva. A segunda medalha veio com o terceiro lugar no Masculino Modulo II, na categoria Médio (73 a 83 kg), do estudante da E.M. Dr. Crisantino Borém, Mateus Gonçalves Martins.
A coordenadora do Mais Educação na Escola Municipal Professora Neide Melo Franco, Háislan Pinheiro, falou da importância de participar da competição: "o esporte e a educação são muito relevantes para a formação do cidadão enquanto crítico e atuante na sociedade. Sendo assim, o JEMG é de suma importância para o desenvolvimento social do educando. Acredito que é muito enriquecedora esta experiência que nossos alunos estão tendo. Visto que é a primeira vez que eles participam de uma competição esportiva deste porte”, disse a coordenadora.
Fotos: E. M. P. Neide Melo Franco e Fernando Alex Gonçalves
Colaboração: Háislan Pinheiro e Fernando Alex Gonçalves