Atletas Paralímpicos de Montes Claros Destacam no JEMG

Farley Henrique
Alunos do Sistema Municipal de Ensino obtiveram um ótimo desempenho nos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), para alunos com deficiência, realizados na cidade de Uberaba, entre os dias 6 e 9 de agosto. Na oportunidade, todos os três alunos/paratletas, que representaram Montes Claros, conseguiram chegar ao pódio. Danilo Cardoso, ainda foi eleito o atleta revelação na categoria Goalball.
Os estudantes participam do Projeto Garimpando Talentos Paralímpicos em Escolas Municipais, que é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio da Coordenadoria de Educação Inclusiva, e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Esporte. Os treinamentos são realizados em espaços cedidos pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). O projeto teve início em março deste ano, e essa foi à primeira competição dos alunos.
De acordo com a coordenadora da Educação Inclusiva, Edite de Jesus Pereira da Silva, “a participação no evento e o reconhecimento desses paratletas é um momento de alegria para todos. A soma de esforços da equipe, de familiares, treinadores e, principalmente, dos estudantes é que permitiu tudo isso. Fico feliz que em tão pouco tempo já percebemos esse avanço, pois, além de oportunizar aos alunos com deficiência, através do esporte, a igualdade de chances, essa participação é também, uma maneira de garantir os seus direitos a uma inclusão de qualidade, que é um dos principais objetivos do projeto”.
A técnica responsável pelos treinamentos dos paratletas é a educadora física Sandra Veloso Colén que conta com o apoio do também educador físico, Rafael Kenned Alves Batista.
Classificação no JEMG
Adrian Santana Santos, 3º lugar na Bocha – Mód I.
E. M. Manoel Pereira do Nascimento.
Danilo Cardoso Isidoro, 2º lugar no Goalball e revelação da modalidade.
E. M. Profª. Maria de Lourdes Pinheiro
Victor Gabriel Gonçalves Barbosa, 3º lugar no Bocha - mód. II
E. M. Profª. Maria de Lourdes Pinheiro
Fotos: Educação Inclusiva SME
Colaboração: Edite de Jesus Pereira da Silva