Atletas paralímpicos homenageados pela Prefeitura
Pedro Neto
Três alunos de escolas municipais e atletas paralímpicos, integrantes do projeto Garimpando Talentos, retornaram com medalhas dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), em disputas realizadas em Uberaba, entre os dias 06 e 09 de agosto. Nesta quarta-feira, dia 20, os três, juntamente com familiares, foram homenageados pela Prefeitura, em solenidade que contou com a presença do vice-prefeito José Vicente de Medeiros e de integrantes das Secretarias de Municipais de Esportes e de Educação, bem como da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), parceira do município no projeto.
Os paratletas disputaram provas nas modalidades de bocha e goalball. Adrian Santana Santos, aluno da Escola Manoel Pereira, ficou em 3º lugar na modalidade de bocha, módulo I, sendo que Victor Gabriel Gonçalves, da Escola Maria de Lourdes Pinheiro, ficou em terceiro, na mesma modalidade, no módulo II. Danilo Cardoso Isidoro, também aluno da escola Maria de Lourdes Pinheiro, ficou em segundo lugar na modalidade de goalball.
Ao todo, o Projeto Garimpando Talentos já cadastrou 80 estudantes portadores de necessidades especiais, com potencial para a prática esportiva. As ações são de responsabilidade da Coordenadoria de Educação Inclusiva e contam com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes. O treinamento é realizado em espaço cedido pela Universidade Estadual de Montes Claros. O projeto iniciou-se em março deste ano e essa foi a primeira vez que os estudantes competiram oficialmente.
De acordo com a coordenadora da Educação Inclusiva, Edite de Jesus Pereira da Silva, “a participação no evento e o reconhecimento desses paratletas representam um momento de alegria. A soma de esforços, da equipe, dos familiares e treinadores, e principalmente dos estudantes, é que permitiu tudo isso. Além de oportunizar aos alunos com deficiência, através do esporte, a igualdade de chances, essa participação é também uma maneira de garantir os seus direitos a uma inclusão de qualidade”, afirmou.
A técnica responsável pelo treinamento dos paratletas é a educadora física Sandra Veloso Colén, que conta com o apoio do também educador físico Rafael Kenned Alves Batista.
EMOCIONADOS – Durante a homenagem, na Prefeitura, dois depoimentos emocionaram os participantes da solenidade. A avó de Victor Gabriel, Antônia Gonçalves dos Santos, disse que “o apoio e o incentivo da Prefeitura e da Unimontes a estes jovens são muito importantes, e nós familiares agradecemos e pedimos a Deus para que estas atividades continuem”, afirmou, lembrando que o seu neto, por exemplo, está melhorando a cada dia.
Já o vice-prefeito José Vicente de Medeiros entende que o trabalho da Administração Municipal, em parceria com a Unimontes, é de grande valia para a inclusão social e o aumento da autoestima dos beneficiados e gratificante para toda a sociedade. “Cada um de nós temos as nossas deficiência e devemos contribuir com programas importantes como este”, declarou o vice-prefeito.
Fotos: Fábio Marçal