“Curiosos por Natureza” no Capelo Gaivota

Parceira da Secretaria Municipal de Educação (SME), o Centro Pedagógico Capelo Gaivota desenvolveu neste segundo semestre o projeto “Trilha da Vida: Descobrindo a natureza através dos sentidos”, que possibilitou pesquisas de campo no Parque Sagarana e na Organização Vida Verde (Ovive).
O projeto, desenvolvido pelas professoras Danúbia Oliveira e Rosiane Silva, a partir do anteprojeto: “Curiosos por Natureza!”, da SME, que buscou fomentar e estimular a curiosidade natural da criança, oferecendo oportunidades de aprendizagem por meio de atividades de investigação e de pesquisas, além de estimular a criatividade e ampliar saberes em diferentes áreas do conhecimento.
“O Centro Pedagógico Capelo Gaivota foi privilegiado com a reestruturação do Parque Sagarana, do bairro Ibituruna, pois fomenta a curiosidade natural dos nossos alunos oferecendo oportunidade de aprendizagem, ainda que possuam diferentes limitações cognitivas e de locomoção. A acessibilidade ao parque tem contribuído para a utilização do espaço com diversas atividades propostas por projetos desenvolvidos pelos professores da instituição em parceria com a SME.”, explica a supervisora da unidade, Maria Thereza Mendonça.
Além de possibilitar a pesquisa de campo, as visitas ao parque têm contribuído com o processo de inclusão dos alunos na sociedade. “É muito gratificante perceber o quanto nossos alunos são “aceitos” pelas inúmeras pessoas que usufrui do parque. A participação e inclusão na sociedade, igualdade de oportunidades, acessibilidade e não discriminação são temas inerentes aos direitos humanos e representam aspectos do respeito e da valorização da diversidade humana. A sociedade aos poucos tem compreendido que as diferenças na sua maioria estão em nosso preconceito. Apesar das diferenças somos todos iguais”, destaca a supervisora Maria Thereza.
Visita a Ovive
Ainda dentro do projeto, os alunos do Capelo Gaivota tiveram a oportunidade de visitar a Ovive, onde foram recebidos pelo ambientalista Soter Magno. Na ocasião, o mesmo palestrou sobre educação ambiental e permitiu a observação e contato dos educandos com a natureza, objetos de curiosidade, mostrando-os o quanto é importante a conservação e preservação da biodiversidade.
Fotos: Centro Pedagógico Capelo Gaivota
Texto: Centro Pedagógico Capelo Gaivota - Adapatação: Farley Henrique (Educamoc)
Leia também:
“Encontros e Despedidas” na Escola Dr. Mário Tourinho
Campanha “ler no Natal é muito legal!”
CEMEI Dona Ivone Silveira realiza Festival de dança "Meu Jardim Encantado"
CEMEI do Cintra realiza mostra do projeto “Curiosos por Natureza: Ciclos da Vida”