“Curiosos por Natureza” no Capelo Gaivota
Parceira da Secretaria Municipal de Educação (SME), o Centro Pedagógico Capelo Gaivota desenvolveu neste segundo semestre o projeto “Trilha da Vida: Descobrindo a natureza através dos sentidos”, que possibilitou pesquisas de campo no Parque Sagarana e na Organização Vida Verde (Ovive).
O projeto, desenvolvido pelas professoras Danúbia Oliveira e Rosiane Silva, a partir do anteprojeto: “Curiosos por Natureza!”, da SME, que buscou fomentar e estimular a curiosidade natural da criança, oferecendo oportunidades de aprendizagem por meio de atividades de investigação e de pesquisas, além de estimular a criatividade e ampliar saberes em diferentes áreas do conhecimento.
“O Centro Pedagógico Capelo Gaivota foi privilegiado com a reestruturação do Parque Sagarana, do bairro Ibituruna, pois fomenta a curiosidade natural dos nossos alunos oferecendo oportunidade de aprendizagem, ainda que possuam diferentes limitações cognitivas e de locomoção. A acessibilidade ao parque tem contribuído para a utilização do espaço com diversas atividades propostas por projetos desenvolvidos pelos professores da instituição em parceria com a SME.”, explica a supervisora da unidade, Maria Thereza Mendonça.
Além de possibilitar a pesquisa de campo, as visitas ao parque têm contribuído com o processo de inclusão dos alunos na sociedade. “É muito gratificante perceber o quanto nossos alunos são “aceitos” pelas inúmeras pessoas que usufrui do parque. A participação e inclusão na sociedade, igualdade de oportunidades, acessibilidade e não discriminação são temas inerentes aos direitos humanos e representam aspectos do respeito e da valorização da diversidade humana. A sociedade aos poucos tem compreendido que as diferenças na sua maioria estão em nosso preconceito. Apesar das diferenças somos todos iguais”, destaca a supervisora Maria Thereza.
Visita a Ovive
Ainda dentro do projeto, os alunos do Capelo Gaivota tiveram a oportunidade de visitar a Ovive, onde foram recebidos pelo ambientalista Soter Magno. Na ocasião, o mesmo palestrou sobre educação ambiental e permitiu a observação e contato dos educandos com a natureza, objetos de curiosidade, mostrando-os o quanto é importante a conservação e preservação da biodiversidade.
Fotos: Centro Pedagógico Capelo Gaivota
Texto: Centro Pedagógico Capelo Gaivota - Adapatação: Farley Henrique (Educamoc)
Leia também:
“Encontros e Despedidas” na Escola Dr. Mário Tourinho
Campanha “ler no Natal é muito legal!”
CEMEI Dona Ivone Silveira realiza Festival de dança "Meu Jardim Encantado"
CEMEI do Cintra realiza mostra do projeto “Curiosos por Natureza: Ciclos da Vida”

.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)