Educação Inclusiva
Farley Henrique
A equipe de Educação Inclusiva da Secretaria Municipal de Educação (SME) realizou na sexta-feira (28) na Escola Municipal Dona Vidinha Pires, do bairro Vargem Grande, uma capacitação em Tecnologia assistida com ênfase em deficiência visual, para os professores que trabalham diretamente com alunos que possuem a deficiência.
Na oportunidade, os participantes puderam aperfeiçoar o uso dos recursos do DOSVOX, que é um sistema para microcomputadores que se comunica com o usuário através de comando de voz, viabilizando, deste modo, o uso de computadores por deficientes visuais.
Segundo a supervisora educacional, referência na deficiência visual no município, Antonia Aparecida da Silva, “o curso tem uma importância muito grande, pois é uma forma dos professores terem uma capacitação adequada para ensinar a informática para pessoas com deficiência visual, uma vez que esta é uma ferramenta que auxilia o deficiente interar-se no mundo digital”.
Para a professora da sala de recursos, Adriana Ferreira, “a formação é importantíssima, pois permite que o professor adquiram mais conhecimento para que ele possa fazer um trabalho diferenciado, que irá gerar melhores resultados”.
Fotos: Farley Henrique