Projeto “Boneca Luanna” na Sônia Quadros
Farley Henrique (Educamoc)
A Escola Municipal Professora Sônia Quadros, encontrou em Luanna (boneca de pano e borracha) uma parceira importante no processo de aprendizado dos alunos. Idealizado pela professora Filomena Costa, em 2015, o projeto trabalha com desenvolvimento da leitura e escrita, ampliação do vocabulário, construção da identidade e valores que contribuem com a formação e educação das crianças.
Com nome escolhido pela própria turma, o projeto “Boneca Luanna” começou a ser desenvolvido a partir do projeto Consciência Negra, porém, para este, o foco foi à Menina bonita do laço de fita. “Com essa história pudemos trabalhar com os pequeninos o respeito às diferenças, o cuidar, carinho e responsabilidade (valores morais). A busca do coelhinho (da história) por informações sobre a cor da personagem, de uma forma curiosa, mexe com o interesse da criança pra saber o porquê daquela cor”, explica a professora Filomena Costa.
Sistema de Rodízio
Na Sônia Quadros o projeto funciona em um sistema de rodízio: Cada dia um aluno leva a boneca e um diário para um passeio na sua casa e, junto com os seus familiares, relatam todas as atividades desenvolvidas nesse período.
“Estou encantada, pois a cada turminha que trabalho com a boneca a recebe com muito carinho. Cada dia um aluno leva a boneca para um passeio na sua casa e não fica só no passeio. E o registro em forma de diário, com a participação dos pais, torna a família parte integrante da atividade”, afirma a idealizadora do projeto.
Fotos e vídeo: Filomena Costa
Leia também:
Escola Municipal Professora Sonia Quadros recebe primeira apresentação da Trilha da Leitura em 2016
I Mostra de Dança Infantil Cemei São Marcos
Alunos do Cemei Santa Rafaela recebem presentes de entidades parceiras

.jpg)

.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)