PROUCA

Farley Henrique
A Secretaria Municipal de Educação (SME) através do Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM) realizou nos dias 28 e 29 de janeiro um Minicurso de qualificação do Programa Um Computador por Aluno (PROUCA) para os analistas educacionais do Sistema Municipal de Ensino.
O curso foi dividido em três etapas sendo a primeira uma capacitação sobre os recursos técnicos do Laptop do PROUCA, utilizados nas salas de aula; na segunda, os participantes conheceram a nova reestruturação do programa na qual os analistas educacionais da SME serão responsáveis por elaborar propostas de aulas utilizando as maquinas do PROUCA.
O PROUCA é um programa que tem como objetivo oferecer de forma gratuita um computador por aluno enquanto o mesmo estiver dentro da sala de aula para ser utilizado como ferramenta pedagógica, beneficiando mais de 20 mil crianças do 1º ao 9º ano escolar.
Conforme a equipe do NTM, “o curso foi bastante proveitoso, a Cordenadoria Técnico-pedagógica e os analistas educacionais se envolveram com a ideia e, hoje, se empenham para implementar a proposta didático-metodológica de utilização dos laptops educacionais do PROUCA visando a alcançar os novos objetivos propostos pela Secretaria Municipal de Educação”.
Para a cursista e coordenadora da educação fundamental, Maria Enedina, “a capacitação do PROUCA está sendo muito interessante porque poderemos trabalhar direto dentro das escolas com o desenvolvimento das aulas informatizadas trazendo uma nova perspectiva através de aulas renovadas, planejamentos mais atualizados, tudo para dar mais sabor e vida as nossas aulas”, disse.
A terceira etapa está programada para o próximo dia 10, quando cada um dos cursistas irão apresentar um planejamento conforme o exposto nas etapas anteriores.
Fotos: Farley Henrique