Educamoc - O Portal da Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros
Publicado Quin, 31 de Julho de 2014 às 17:42. Visualizações: 387. Imprimir
Rede Municipal de Ensino promove capacitação dos servidores

Na noite desta segunda-feira, 28, cerca de duas mil pessoas, entre diretores, professores e demais profissionais da rede municipal de Educação estiveram reunidos em um evento especial, que culminou com a palestra de Paulo Ronca, Professor Doutor pela UNICAMP.
Autor de livros como “Quem São Nossos Filhos?”, entre outros relacionados ao ensino, Ronca discorreu sobre o relacionamento professor-aluno e os resultados advindos da afetividade. “Os desafios são imensos e o professor é um líder que precisa reassumir o seu papel para impor limites e valores”. Ainda de acordo com o palestrante, os pais, em razão de sua saída para o mercado de trabalho, deixaram para a escola o papel de educar. O resultado disso muitas vezes é a agressividade do aluno. Para Paulo, o Estado tem que rever suas posições em relação ao professor e trazer de volta a autoridade e a voz de comando, encontrando um caminho de comunicação.

Questionado sobre situações adversas que encontra pelo caminho, Ronca declarou: “o que mais vejo entre os educadores é a ausência de esperança para modificar o Brasil, o futuro. É um trabalho multidisciplinar e estas palestras, bem como o salário, são fatores de motivação”.

A atividade faz parte do novo processo de ensino da rede municipal, que está em fase de implantação. De acordo com a secretária municipal de Educação, Suely Nobre, os trabalhos, que tiveram início na quarta-feira, 23, e prosseguem até o dia 30 de julho, apresentam resultados positivos: “está sendo proveitoso e os participantes estão gostando muito. É importante que o professor saia um pouco da sala de aula e invista na sua formação”.

Esta ideia também esteve presente na fala do prefeito Ruy Muniz, que destacou mais três pilares da Educação, além da capacitação: melhoria de salário, infra-estrutura e qualidade de ensino.

Montes Claros não contava com um sistema específico de Educação. Com a adoção do método do IBEP (Instituto Brasileiro de Edições Pedagógicas), os profissionais estarão amparados em três aspectos: material do aluno, assessoria pedagógica e um portal de internet, com acesso a conteúdos importantes e lançamento de notas. Neste primeiro momento, o sistema começa na Educação Infantil e vai até o quinto ano do Ensino Fundamental. “Entendemos ser importante monitorar o trabalho dos educadores e o município tende a ganhar, com mais qualidade no ensino”, finalizou Suely.