SME personaliza PROUCA para Educação Infantil

Farley Henrique
Com a proposta de inserção da criança ao mundo digital já nos primeiros anos de escolaridade, a Secretaria Municipal de Educação oferece aos alunos da Rede Municipal de Ensino o “Programa Um Computador por Aluno” (PROUCA). O ano de 2015 iniciou com novidades: a SME, por meio da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), implantou em todos os computadores do Programa um Sistema Operacional personalizado pela própria equipe, baseado em software livre.
Outra novidade para esse ano é a inclusão dos alunos da Educação Infantil no uso dos Netbooks do PROUCA, uma vez que, nos anos anteriores o Programa atendia exclusivamente os alunos do Ensino Fundamental.
De acordo com o monitor de informática da CTIC, Welisson Silva, que é um dos desenvolvedores do novo Sistema, “a ideia foi atualizar para um sistema mais recente com novos programas adaptados para os Netbooks do PROUCA”.
“Nosso objetivo é trazer aos alunos ferramentas essenciais para ampliarem seus aspectos cognitivos através de recursos como: jogos educacionais intuitivos e dinâmicos de acordo com os conteúdos curriculares. Como houve boa aceitação deste sistema, será disponibilizada no portal EDUCAMOC uma versão para instalação em computadores pessoais, para que os alunos possam ter acesso ao sistema em suas residências”, explica o coordenador da CTIC e um dos desenvolvedores do novo Sistema, Isac Porter.
Na Instituição de Ensino
Segundo a professora do 1º ano do Cemei Prof. Darcy Ribeiro, Selma Marília de Medeiros, a novidade tem despertado “bastante interesse dos alunos, principalmente os jogos de matemática. Os alunos já chegam empolgados nas atividades com os computadores, o que irá contribuir bastante com o desenvolvimento deles”
“Eles (os alunos) tem gostado muito e estão muito desenvoltos com a tecnologia. O Sistema oferece jogos de alfabetização, psicomotores e jogos que ensinam sobre cores e sons, que atendem muito bem os conteúdos da Educação Infantil e Fundamental”, afirma a monitora de informática do CEMEI Darcy Ribeiro, Kézia Lacerda.
Para a diretora do CEMEI, Gerusa Ferreira Lafetá, o incentivo ao uso de tecnologias como recurso educativo é “muito importante, pois a informática adquire cada vez mais relevância na vida das pessoas, contribuindo de forma efetiva na aprendizagem motivando o pensar, o agir e no raciocinar”.
Fotos: Farley Henrique
Leia também:
"Água de beber, Água de viver" na Mariana Santos
VII CORRIDA RÚSTICA ESCOLAR “VOLTA DA LAGOA”
Montes Claros na Trilha da Leitura 2015